Foto: Bruna Andres/Secretaria Executiva da Mulher/Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania

A campanha internacional “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” está sendo vivenciada no município de Limoeiro com encontros e debates sobre políticas públicas direcionadas à rede de assistência social. As ações visam sensibilizar e conscientizar os cidadãos e as cidadãs limoeirenses sobre a necessidade de erradicar a violência contra as mulheres, em uma sociedade ainda marcada pelo machismo e pela misoginia.

Na manhã desta segunda-feira (22), o prefeito Orlando Jorge esteve presente na sede da Secretaria Executiva da Mulher, no Centro da cidade, para reafirmar o compromisso da gestão da Terra Amada com a proteção às mulheres e, também, reforçar a preocupação da PML em lhes oferecer oportunidades para melhores condições de vida. Entidade da administração pública municipal ligada à Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (SDSC), a Secretaria Executiva da Mulher (SEM) está promovendo, em parceria com o Centro de Mulheres de Vitória de Santo Antão, um curso profissionalizante de produção de doces e salgados. De acordo com a pasta, aproximadamente 40 mulheres estão sendo atendidas pelo serviço, realizado na sede da SEM.

“Nossa gestão é participativa e democrática. Estamos sempre ouvindo as demandas da população. E proteger as mulheres é uma das nossas missões mais importantes. Infelizmente, vivemos em uma sociedade muito violenta e muito cruel com as mulheres. É dever do poder público proteger as vidas de todas elas. E o empreendedorismo feminino, como é o caso deste curso, tem papel fundamental nesta missão, pois abre um leque de possibilidades para que as mulheres sejam independentes”, disse o gestor em conversa com as participantes do curso, cujo encerramento acontecerá na próxima segunda-feira (29).

Dentro da campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher”, destaca-se o 25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher, conforme aponta a secretária executiva da Mulher, Maria da Conceição Amorim. “Com frequência, nós vivenciamos seminários e debates que giram em torno dessa violência crescente. Nossas portas estão abertas para mulheres que infelizmente se encontram em estado de vulnerabilidade e sofrem com esses crimes, para que possamos buscar abrigo junto aos órgãos competentes e, também, oferecer apoio psicológico juntamente com o CREAS, os CRAS e a Policlínica. O anonimato das vítimas é garantido”, explicou.

As políticas públicas, as campanhas de conscientização e os direitos sociais são resultados de muitas reivindicações, manifestações e lutas protagonizadas pelas mulheres, acrescenta Conceição. “A violência contra a mulher se manifesta de diversas formas. Pode ser física, verbal, psicológica, e até mesmo financeira. Quando a mulher não tem condições de ser independente, ela fica vulnerável. Enquanto órgão público, direcionamos as mulheres para os serviços necessários à proteção delas, de modo que as providências sejam tomadas e os culpados possam ser punidos e reeducados”, concluiu.

Na próxima sexta-feira (26), na Câmara de Dirigentes Lojistas de Limoeiro, a partir das 8h30, a Prefeitura Municipal de Limoeiro, junto à Facal, ao Conselho Tutelar, à Policlínica Inacinha Duarte e à 6ª CIPM, promoverá o II Encontro de Fortalecimento da Rede. O evento contará com a presença da coordenadora regional da Secretaria da Mulher de Pernambuco no Agreste Setentrional, Taysa Andrade. A CDL Limoeiro fica na Rua Francisco Atelano, n° 286, no Centro da cidade.

Serviço – A Secretaria Executiva da Mulher (SEM) está localizada na Rua Vigário Joaquim Pinto, no Centro de Limoeiro, mais precisamente na popular esquina da “Ponte Velha”. O atendimento funciona das 7h30 às 17h30.