Com os objetivos de oferecer atendimento mais humanizado à população e de fortalecer a rede de saúde pública na Princesa do Capibaribe, a Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria de Saúde e em parceria com o Instituto de Apoio à Fundação Universidade de Pernambuco (IAUPE), está oferecendo cursos de capacitação para os profissionais de Saúde que atuam no município do Agreste pernambucano. Os cursos, que começaram nesta segunda-feira (22/11) e seguem até o dia 15 de dezembro, estão sendo realizados no auditório da Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro (Facal).

Ligada aos temas mais frequentes da atualidade no que se refere ao Sistema Único de Saúde (SUS), a capacitação é dividida em três eixos: Curso de Humanização, com 253 participantes; Curso Previne Brasil, com 196 participantes; Curso de Reabilitação Pós-Covid, com 188 participantes. O somatório de todos os profissionais contemplados pelos serviços resulta em 637 participantes.

Graduada em Odontologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Mestra em Perícias Forenses pela Universidade de Pernambuco (UPE), a coordenadora da capacitação, Dra. Judith D’Andrada, destacou que o processo de educação continuada é essencial para todos os trabalhadores da área da Saúde. “Os temas, que foram escolhidos pelo prefeito e pela secretária de Saúde de Limoeiro, abrangem acontecimentos da atualidade que têm grande relevância. Estamos abordando a humanização da Atenção Básica, a reabilitação pós-Covid e, também, os indicadores de Saúde através do Previne Brasil”, explicou.

De acordo com o prefeito Orlando Jorge, que discursou na abertura da capacitação, a iniciativa faz parte do planejamento da gestão para o ano de 2022. “Estamos fechando 2021 focados no planejamento estratégico para a Saúde. Durante este ano, preparamos os projetos estruturadores e as obras de grande porte. Agora, na reta final do ano, já pensamos em maiores investimentos para a saúde da nossa gente. Queremos melhorar os nossos serviços, melhorar os indicadores, cumprir metas e valorizar os trabalhadores do nosso Sistema Único de Saúde”, afirmou.

Na avaliação da secretária de Saúde, Paloma Sonally, a ação demonstra o zelo do governo municipal para com os moradores e moradoras de Limoeiro. “Quando capacitamos e treinamos os nossos profissionais, isso se reverte diretamente no atendimento à população. Sempre defendemos que, quando se trabalha diretamente com o público, é necessário que o profissional se coloque no lugar de quem está atendendo. Nesse contexto entram os temas abordados na capacitação”, destacou.

A secretária da pasta também explicou as temáticas de cada curso, sublinhando a relevância social dos temas abordados. Outras capacitações serão vivenciadas pelos trabalhadores da Rede de Saúde de Limoeiro, de modo a fortalecer os serviços oferecidos de maneira universal e gratuita pelo SUS. “A humanização é por onde tudo começa, com o ser humano cuidando de outro ser humano. É importante ter acesso a uma escuta qualificada, enxergar o ser humano na sua essência e colocar essa temática em prática. Além disso, estamos treinando nossos profissionais para que possam acolher, atender e reabilitar pacientes que contraíram o coronavírus e tiveram sequelas físicas, respiratórias, motoras e até mesmo psicológicas. Por fim, o outro tema que será trabalhado é o Previne Brasil, novo modelo de financiamento da Atenção Básica. Médicos, dentistas, enfermeiros e agentes comunitários serão orientados a trabalhar com os indicadores e registrando as ocorrências de forma correta, para que possamos obter bons resultados”, concluiu Paloma.

Uma das centenas de participantes do curso, a Agente Comunitária de Saúde (ACS) da UBS Santa Terezinha, Ana Taís, está muito satisfeita com a capacitação promovida pela Prefeitura. “Quero agradecer à gestão municipal por nos proporcionar esse momento muito importante, para que possamos melhorar o atendimento à população. A partir do aprimoramento dos cuidados especializados, poderemos recuperar a saúde dos pacientes e lhes oferecer maior qualidade de vida”, comentou.

Programação completa da Capacitação dos Profissionais de Saúde do Município de Limoeiro:

Curso Humanização
Datas:
22/11/2021, 29/11/2021, 13/12/2021 e 15/12/2021.
Profissionais envolvidos: Enfermeiros, Agentes Comunitários de Saúde, Técnicos de Enfermagem, Dentistas, Auxiliares de Saúde Bucal, Profissionais do Centro de Reabilitação, Atendentes da Policlínica, Nutricionista da Atenção Básica, Farmacêuticos da CAF e Coordenadores da Atenção Básica.
Total de participantes: 253.

Curso Previne Brasil
Datas: 24/11/2021, 01/12/2021, 06/12/2021 e 08/12/2021.
Profissionais envolvidos: Enfermeiros, Agentes Comunitários de Saúde, Técnicos de Enfermagem, Dentistas e Auxiliares de Saúde Bucal e Coordenadores da Atenção Básica.
Total de participantes: 196.

Curso Reabilitação Pós-Covid
Datas:
23/11/2021, 30/11/2021 e 07/12/2021.
Profissionais envolvidos: Enfermeiros, Agentes Comunitários de Saúde, Técnicos de Enfermagem, Médicos, Profissionais do Centro de Reabilitação e Coordenadores da Atenção Básica.
Total de participantes: 188.