Qualificação, empoderamento e geração de renda. Tudo isso começou a ser vivenciado por 60 limoeirenses através do curso de Corte Costura, ofertado gratuitamente por meio de parceria entre a Prefeitura de Limoeiro e o Ateliê Jhonny Cleibson. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, responsável pela coordenação das atividades profissionalizantes, o curso contempla moradores, com prioridade para cadastrados nos Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e no Cadastro Único (CadÚnico – Bolsa Família).

A aula inaugural aconteceu na tarde dessa quarta-feira (8), na sede do Núcleo de Inclusão Produtiva (NIP), instalado na Secretaria Executiva da Mulher, no Centro da cidade. O curso terá duração de três meses no formato presencial, com turmas nos turnos da manhã, tarde e noite. Os fundamentos trabalhados são: modelagem básica; costura em máquinas industriais e domésticas; fundamentos para iniciar uma confecção; conhecimentos básicos sobre tecidos, malhas e aviamentos. Além da qualidade profissional, também será trabalhado o empreendedorismo.

“Limoeiro precisa encontrar o nicho econômico para as mulheres terem uma renda a mais, ou para aquelas que ainda não têm conseguirem seu dinheiro. Vamos avançar para Vila Mendes, Urucuba, Ribeiro do Mel, Gameleira. Iremos firmar parcerias com as associações de moradores, para que possamos formar essa consciência de que as mulheres podem ter uma renda extra, podem ter uma ocupação importante dentro de casa. Vamos abrir as portas de Limoeiro para firmar parcerias com as cidades que estão no polo têxtil”, destacou o prefeito Orlando Jorge.

Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

Para o instrutor Jhonny Cleibson, o setor de confecções tem gerado um amplo mercado de oportunidades. Por isso, qualificação é palavra de ordem. “Essas alunas receberão todo o fundamento, desde a modelagem até a confecção da peça. Chegam sem conhecimento nenhum, e dentro do curso recebem a instrução desse modo básico de formação, onde cada aluna vai aprender a fazer short, saia, calça, camisa e camiseta. Elas vão aprender a ir à loja comprar o tecido, cortar e costurar, além de saber calcular valor da peça e empreender”, explicou.

Todo o insumo que será usado no curso foi pago pela Prefeitura de Limoeiro. Com isso, as alunas receberão kits com tesoura, fita métrica, broche, agulha, linha, bloco de anotação, fita milimétrica, folha para modelagem e uma bolsa personalizada. “Com muita alegria, vemos um dos pontos pensados ainda no plano de governo sendo realizado. Esse é um curso que gera renda rápida e tem mercado para absolver”, pontuou a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Flávia Melo. Ela também enfatizou a importância no empoderamento e na integração social.

Disseminar o empreendedorismo é uma forma eficaz de combater a violência contra as mulheres, comentou a secretária executiva da Mulher, Maria da Conceição Amorim. “Quando empoderamos as mulheres, elas têm a oportunidade de se tornar protagonistas e podem procurar novos caminhos para suas vidas. Enquanto gestão, devemos trazer a luz do conhecimento e a luz do saber para os cidadãos e cidadãs, sobretudo para as pessoas que mais precisam”, afirmou.