Foto: Wilker Mattos/Prefeitura de Limoeiro

Nesta segunda-feira (13), no Instituto Padre Luís Cecchin (IPLC), a Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, promoveu a II Conferência Municipal da Educação. O evento foi realizado em parceria com o Conselho Municipal da Educação e com entidades educacionais públicas e privadas do município. Na ocasião, as comunidades escolares e as famílias debateram as diretrizes para a Rede Municipal de Ensino, de modo a aprimorar a qualidade dos serviços oferecidos à população.

Ao saudar os espectadores da Conferência, o gestor do IPLC, Padre Sander Patalo, recordou o potencial de inclusão e de empoderamento proporcionado pelas atividades dos servidores da Educação. “Como diz o patrono da Educação no Brasil, Paulo Freire, se a Educação não for libertadora, o sonho do oprimido será se tornar opressor”, comentou.

Durante a solenidade de abertura, o prefeito Orlando Jorge definiu a Educação como uma das prioridades do seu governo. “Ela é base para que a sociedade evolua com liberdade e se torne igualitária. Quando há investimentos em Educação, consequentemente se investe no futuro do país, pois priorizar a Educação é uma forma eficaz de cuidar das nossas crianças e da nossa juventude”, frisou.

Foto: Wilker Mattos/Prefeitura de Limoeiro

O secretário municipal de Educação e Esportes, Fernando Melo, agradeceu às instituições educacionais e às comunidades escolares que participaram do evento. “A Educação é o fio condutor que pode modificar os destinos de uma sociedade. A pandemia impôs muitas dificuldades, mas todos se desdobraram para se reinventar e continuar levando conhecimento para crianças e jovens. Esta Conferência é resultado de muitos esforços e é um sucesso. Continuaremos trabalhando para melhorar o atendimento ao nosso povo”, destacou.

A chefe da Unidade de Formação da Gerência Regional de Educação (GRE) do Vale do Capibaribe, Ana Priscila Pinto, adotou o mesmo tom, reforçando a parceria entre as entidades. “Estamos aqui para trabalhar juntos. Não é possível fazer Educação de qualidade trabalhando de forma separada. Os professores e professoras da Rede Municipal se engajam bastante nas formações pedagógicas que a Gerência desenvolve. Então, a ideia de um evento como este é reforçar o debate e a união”, afirmou.

A programação da manhã dedicou-se a duas palestras. A primeira, ministrada pelo presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Pernambuco (UNDIME/PE), Natanael Silva, tratou do tema “Educação Pública: democrática, laica, inclusiva, com qualidade social para todos/as e em defesa do legado de Paulo Freire”. Já a segunda ficou sob a responsabilidade do presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Heleno Araújo, e teve como pauta “A Construção de um projeto de nação soberana e de Estado Democrático com Educação, Direitos Humanos, diversidade, justiça social e inclusão”.

Por fim, o turno da tarde esteve reservado às reuniões dos Grupos de Trabalho e à plenária para aprovação dos encaminhamentos. As equipes traçaram as estratégias e metas do Plano Municipal de Educação (PME).