Foto: Wilker Mattos/Arquivo/Prefeitura de Limoeiro

A Prefeitura de Limoeiro realizará no próximo sábado (23), em vários pontos espalhados pela cidade, o Dia “D” da Campanha de Vacinação Antirrábica. No domingo (24), haverá plantão de atendimento na Praça da Bandeira, no Centro. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, responsável pela coordenação da campanha, por meio da Vigilância Ambiental, cães e gatos, a partir de três meses de vida, devem ser vacinados contra a raiva animal.

Os bichos devem estar sadios, e as fêmeas não podem estar amamentando nem prenhas. A prevenção contra a raiva animal deve ser contínua, pois a doença não tem cura e pode ser transmitida entre seres humanos. Pesquisas e estudos científicos revelam que o vírus é encontrado na saliva de animais infectados e é transmitido principalmente por meio de mordidas. No entanto, também pode ser passado por arranhões e lambidas em pele lesionada.

A equipe de vacinação também alerta que a imunização é fundamental para o controle da doença no território local e nas divisas municipais. Os cães e gatos podem iniciar a primeira dose de vacina antirrábica a partir de 12 semanas de idade e reforço anual. Todos os atendimentos são gratuitos.

Foto: Wilker Mattos/Arquivo/Prefeitura de Limoeiro

Para facilitar a logística dos donos dos animais, a Vigilância Ambiental elaborou um cronograma que contempla quatro regiões de Limoeiro. Confira a programação abaixo: –

Sábado, 23/10
8h às 17h

Bairro São Sebastião: UBS São Sebastião e porta a porta na Vila Zé Viúvo, Coqueiros e Olho D’Água;

Bairro Otácio de Lemos: UBS Cohab Velha, UBS Santana, UBS Lagoa Azul e Praça da Cohab Nova (ao lado do Supermercado Fragoso);

Bairro Santa Terezinha: UBS Congal e Dedé Mototáxi;

Bairro Santo Antônio: UBS Nossa Senhora de Fátima.

Domingo, 24/10
8h às 12h