Depois de alguns anos fora do calendário de atividades esportivas do município de Limoeiro, a tradicional Corrida da Fogueira foi retomada em 2021. Por causa da pandemia do novo coronavírus, o evento foi realizado no formato virtual. Promovida pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, a corrida superou a expectativa de participações. No período de 17 a 22 de junho, 180 atletas correram individualmente o percurso livre de 5km.

O tempo era registrado por cada um através de aplicativo de corrida de rua instalado no aparelho celular e enviado para a Secretaria Executiva de Esportes, pasta responsável pela coordenação. Os 150 primeiros inscritos garantiram medalha personalizada. A premiação aconteceu na manhã desta terça-feira (29), Dia de São Pedro, na Praça da Bandeira, individualmente, com direito a pódio, foto oficial e respeitando os protocolos de prevenção à pandemia.

“Essa data é simbólica para algumas pessoas da nossa terra amada. Há vários anos, a tradicional Corrida da Fogueira foi esquecida, e a pedido de vários atletas decidimos com a Secretaria de Educação e Esportes resgatar, este ano, de forma virtual por conta da pandemia. Durante a entrega das medalhas, dava pra ver a alegria espontânea das pessoas em saber que a corrida está de volta. Elas já aguardam ansiosamente para a etapa 2022. E vamos fazer”, disse o prefeito Orlando Jorge durante a premiação.

A retomada da Corrida da Fogueira também foi de homenagem. O atleta Elmano Pereira, o popular “Mano Corredor”, recebeu uma placa em reconhecimento pelos muitos anos de dedicação ao esporte, representando Limoeiro nas competições locais, regionais, nacionais e internacionais. Mano é um dos mais veteranos da cidade e nome marcante na própria Corrida da Fogueira. Ele também ilustrou o material de divulgação do evento.

Solidariedade – Os participantes não efetuaram pagamento de inscrição, pois foram convidados a colaborar com a causa animal. De acordo com o secretário executivo de Esportes, Gustavo Pereira, os atletas contribuíram com uma ação social de doar rações para cães e gatos, contribuindo assim com esses animais abandonados na cidade. Mais de 400 quilos foram arrecadados e entregues à ONG Adoráveis Vida Lata. Gustavo disse ainda que a Corrida da Emancipação também será retomada em julho, mês de aniversário de Limoeiro.

CLIQUE AQUI E CONFIRA AS IMAGENS DO EVENTO