Solidariedade. A palavra define bem a ação de entrega de cestas de alimentos promovida pela Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (FAEPE) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) nessa sexta-feira (17). Através do programa Agro Fraterno, a instituição contemplou 480 famílias de duas comunidades rurais de Limoeiro: Vila Urucuba e Sítio Salobro. A ação contou com a parceria da Prefeitura Municipal, por meio das secretarias de Desenvolvimento Agrário e Desenvolvimento Social e Cidadania e da Mulher.

As secretarias promoveram o cadastramento e o mapeamento das famílias em situação de maior vulnerabilidade social. “O programa Agro Fraterno tem despertado o que temos de mais valioso: o sentimento de solidariedade. Num trabalho integrado das secretarias mapeamos e acompanhamos a entrega de cestas de alimentos nas comunidades de Vila Urucuba e Sítio Salobro. Uma importante ação da Faepe e Senar”, destacou o prefeito Orlando Jorge. No município, a ação também contou com a articulação do Sindicato Rural de Limoeiro.

No Estado, o programa Agro Fraterno distribuiu 9.800 cestas. O material é fruto de doações de produtores rurais. “Durante as visitas, aproveitamos para conversar com os moradores e lideranças locais. Ouvindo, sugerindo e debatendo vamos construindo um lugar melhor para todos. Aproveitamos o espaço para renovar o agradecimento ao movimento solidário abraçado pelos produtores rurais do Estado. Continuaremos empenhados e firmando parcerias para melhorar a vida da nossa gente”, ressaltou o gestor municipal.

Saiba Mais – O Agro Fraterno é um movimento liderado pelo Sistema Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). As unidades se reuniram em uma corrente solidária para ajudar as famílias mais necessitadas atingidas pela grave crise gerada pela pandemia da Covid. O programa é voltado para a participação voluntária de produtores, empresas e entidades ligadas ao setor. Em Pernambuco, a coordenação ficou a cargo da Faepe e Senar Pernambuco.