Nas redes sociais, durante o mês de outubro, a Prefeitura de Limoeiro inseriu a cor rosa no seu logotipo, em alusão à Campanha Outubro Rosa (Imagem: Reprodução/Facebook)

Durante a Campanha Outubro Rosa, a Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu uma programação repleta de ações educativas, com o objetivo de conscientizar a população acerca da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. As atividades foram realizadas nas Unidades Básicas de Saúde e nas Academias da Saúde da Princesa do Capibaribe.

As recomendações dos profissionais de Saúde incluem a realização do autoexame das mamas de forma regular, a prática de atividades físicas e de hábitos alimentares saudáveis. Caso seja notada qualquer alteração, será necessário procurar a Unidade Básica de Saúde da comunidade onde mora. “A prevenção e os cuidados com a saúde das mulheres são essenciais para a qualidade de vida e o bem-estar delas. O autoexame é importante para detectar qualquer alteração que possa ser um indício de câncer de mama”, explica a enfermeira Dafhine Carla.

A enfermeira Rejane Pereira, da UBS Cohab, destaca a parceria entre as Unidades de Saúde da zona urbana e da zona rural do município. “Fazemos todo o trabalho de conscientização para as moradoras das comunidades e também agendamos requisições de mamografia para a faixa etária de 50 a 69 anos, seguindo a orientação do Inca”, detalha.

Também na UBS Cohab, a enfermeira Mirella Andrade reforça que os cuidados devem durar o ano todo, não apenas no Outubro Rosa. “É de suma importância disseminar todas as informações necessárias para a prevenção e para o diagnóstico precoce, de modo que as mulheres possam se cuidar e conhecer melhor suas mamas”, afirma.

Obedecendo às recomendações de prevenção ao câncer de mama, a gestão municipal promoveu atividades físicas para as mulheres nas Academias da Saúde de Limoeiro. Essas iniciativas, valem destacar, ocorrem todas as semanas e não são exclusivas do Outubro Rosa. “É um evento muito bonito, repleto de alegria, de animação e de disposição. Nosso intuito é levar mais saúde para a vida das mulheres, e nós percebemos que elas realmente são adeptas ao desejo de uma maior qualidade de vida”, pontua o educador físico Jorge Alves

As aposentadas Dona Terezinha e Dona Goretti elogiaram as ações promovidas pelo governo da Terra Amada. “Todas as informações que recebemos serão úteis para a nossa e para o nosso futuro. Tivemos momentos muito agradáveis, de conscientização e de confraternização”, destaca Dona Terezinha. “Quero parabenizar a Secretaria de Saúde e a Prefeitura de Limoeiro por nunca nos deixarem desamparadas nem inativas. Os profissionais envolvidos nas atividades são sensacionais”, comemora Dona Goretti.

O vídeo de retrospectiva da Campanha Outubro Rosa pode ser acessado nas páginas da Prefeitura Municipal de Limoeiro no Instagram e no Facebook.