Foto: Wilker Mattos/Prefeitura de Limoeiro

Com o olhar também voltado para a saúde preventiva, o município de Limoeiro passa a contar com a ampliação do horário de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, autorizou, na última quinta-feira (18), como parte da flexibilização das normas sanitárias de enfrentamento à Covid-19, o início do funcionamento das UBS’s em horário noturno e com frequência semanal. O uso de máscara continua a ser obrigatório.

Cada unidade tem o seu dia específico, conforme cronograma abaixo, com atendimento das 18h às 21h. Os serviços oferecidos incluem atendimento médico, odontológico e de enfermagem, além de atividades educativas.

Porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), a Atenção Básica de Limoeiro é composta por 20 Equipes de Saúde da Família (ESF) e 19 Unidades Básicas de Saúde (UBS) distribuídas em três territórios de atuação. De acordo com a pasta, todas as equipes possuem profissionais especializados e capacitados para garantir o acompanhamento dos usuários e a integralidade do cuidado.

“Falando em prevenção, temos essa notícia muito importante para a população. A nossa gestão ampliou o horário de atendimento nas Unidades para atender aqueles que trabalham durante todo o dia e não conseguem tempo no horário convencional. Portanto, autorizamos que as Unidades Básicas de Saúde abram no período noturno”, confirmou o prefeito Orlando Jorge durante visita à UBS Francisco Azevêdo Lins, na comunidade de Santa Terezinha.

Para a coordenadora da Atenção Básica, Emanuella Ketully, a ampliação do horário é mais uma forma de aproximar as famílias das Unidades, bem como de garantir o acesso aos serviços de Saúde. “Sendo assim, a fim de qualificarmos esta atuação e oportunizar o acesso aos usuários que encontram dificuldades para adentrarem a estes serviços, a Secretaria de Saúde ampliou o horário de funcionamento das UBS”, pontuou.

Foto: Luís Francisco Prates/Prefeitura de Limoeiro

Confira o cronograma completo do atendimento noturno das Unidades Básicas de Saúde de Limoeiro:

Segunda-Feira

UBS Vila Mendes, UBS Nossa Senhora de Fátima, UBS Vila Urucuba e UBS Loteamento Santana.

Terça-Feira

UBS Alto São Sebastião, UBS Loteamento Santana, UBS Vila Mendes, UBS Gameleira, UBS Santa Cruz (Comunidade da Linha) e UBS Bairro João Ernesto.

Quarta-Feira

UBS Ponto Certo.

Quinta-Feira

UBS Juá, UBS Santo Antônio, UBS Redentor, UBS Santa Terezinha e UBS Congal.