Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

Ofertado pela Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria de Saúde, o serviço gratuito de castração de cães e gatos continua circulando pelos bairros, loteamentos e comunidades rurais do município. A cada semana, aproximadamente 30 animais de pequeno porte são submetidos ao procedimento que visa o controle da população animal e a redução de doenças transmitidas pelos felinos e caninos. No trabalho externo, a equipe veterinária utiliza o Castramóvel.

Na última sexta-feira (3), os atendimentos foram realizados na Unidade Básica de Saúde do Loteamento Santana. Nas comunidades onde há UBS, o Centro de Zoonoses e a Atenção Básica firmam parceria para garantir estrutura aos animais e respectivos donos. Numa clínica particular, o serviço custa, em média, R$ 200 para gatos. O morador Cícero Barbosa aproveitou a passagem do Castramóvel pelo Loteamento Santana para garantir a castração de sua cadela.

“É muito importante essa ação da Prefeitura (de Limoeiro) de estar castrando nossos animais. Quem tem seu animal traga, pois é uma ação segura. Graças a Deus, o dia chegou para meu animal de estimação. O serviço numa clínica particular é muito caro. Muita gente, assim como eu, não tem condições de pagar. Isso é uma boa ação tanto para os animais, que não ficam sofrendo nas ruas, como para os donos, que não ficam com tantos animais dentro de casa, muitas vezes sem ter condições de criar”, comentou Barbosa.

Dona Maria Josefa também participou da ação no Loteamento Santana. Criadora de gatos, ela fez o cadastro, foi convocada e não perdeu tempo. “Sou ‘freguesa’ dessa equipe maravilhosa. Essa castração foi uma coisa muito boa que aconteceu em Limoeiro. Muitas pessoas não têm condições de castrar seus animais, pois é caro. Que isso dure muito tempo em Limoeiro”, ressaltou. Ela faz um trabalho solidário recolhendo animais de rua e, toda semana, tem buscado castrar os bichos acolhidos.

De acordo com a Secretaria de Saúde, ainda neste mês de junho, o Castramóvel passará pela UBS Loteamento Lagoa Azul. Lá, os atendimentos serão na sexta-feira, 10 de junho. Na semana seguinte, 17 de junho, será a vez da UBS Nossa Senhora de Fátima. No dia 24 de junho não haverá ação devido ao feriado de São João. Para garantir uma vaga, o dono do animal deve procurar o Agente Comunitário de Saúde (ACS) da área onde reside para fazer o agendamento.