Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

Fechando a agenda do mês de junho, nessa sexta-feira (17), o Castramóvel realizou mais um mutirão de castração de cães e gatos no município de Limoeiro. Desta vez, a equipe veterinária esteve na Unidade Básica do Bairro Nossa Senhora de Fátima. Mais de vinte animais foram contemplados com o procedimento. O serviço foi implantado pela Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, há pouco mais de dois meses, chegando a quase 500 bichos castrados gratuitamente.

O morador da comunidade, Wesley Tavares, aproveitou a passagem da unidade móvel para garantir a castração da sua gata de estimação, de dois anos de idade. “Esse programa é muito importante pela própria saúde do animal. Sabemos que as fêmeas, quando entram na fase do cio, muita gente adquire aquelas injeções que inibem. Essa castração acaba evitando e preservando a saúde do animal, pois não damos essas vacinas que podem ser cancerígenas e causar problemas”, comentou Tavares.

Para ele, o serviço gratuito ofertado pela Prefeitura tem sido um diferencial no cuidado animal. “Eu agradeço à Prefeitura por estarem proporcionando, principalmente aos moradores do Bairro Nossa Senhora de Fátima, a vinda desse programa de castração animal”, pontuou.

Integrantes da equipe do Castramóvel, o médico veterinário Paulo Cintra classificou a iniciativa da gestão municipal como essencial. “É uma ação muito importante para o controle da população animal e também das zoonoses”, reforçou.

Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

Clécia Gomes também é usuária da UBS Nossa Senhora de Fátima. No contato diário com outros donos de animais, ela tem comentando sobre os benefícios da castração. “É importante para evitar a procriação de cães e gatos na nossa cidade”, avaliou. A moradora contou que chegou a procurar um veterinário particular para castrar o animal dela, mas o valor não coube no orçamento da família. “Isso fora a medicação. Esse serviço está sendo maravilhoso”, comentou.

Além do Castramóvel, paralelamente, os procedimentos são realizados no Centro de Zoonoses, que fica na Avenida Jerônimo Heráclio, no prédio da Vigilância Ambiental, no Centro da cidade. Os donos de animais interessados na castração gratuita devem fazer o cadastro junto aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) das áreas onde residem ou na recepção do Centro Zoonoses.

De acordo com a Secretaria de Saúde, na próxima sexta-feira, 24 de junho, não haverá ação do castramóvel devido ao feriado de São João.