Foto: Luís Francisco Prates/Prefeitura de Limoeiro

Os donos de cães e gatos que moram no Distrito de Gameleira tiveram a oportunidade de castrar os animais gratuitamente através do Castramóvel. A iniciativa da Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tem percorrido comunidades urbanas e rurais com o serviço de saúde e controle animal. No distrito, os atendimentos ocorreram na tarde desta sexta-feira (29). Durante a semana, os agendamentos foram realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

De acordo com o veterinário Elias Dias, são realizados entre 20 e 30 procedimentos durante a passagem do Castramóvel pela comunidade. É recomendado que o animal seja mantido em jejum nas seis horas que antecedem a castração. Antes dos procedimentos, também são realizados exames para verificar se as fêmeas estão grávidas. Após 30, elas dão sinais, mas inferior a esse período não é possível, pois são trabalhos típicos de emergência para contenção de população.

Para a dona de casa Josicleide Cordeiro, moradora de Gameleira, o serviço de castração animal gratuito, implantado pela gestão municipal neste primeiro semestre, contempla a necessidade da população. “A gente aguardava por isso. Faz dias que eu havia cadastrado o meu cachorro e agora saiu o nome dele. Eu estou muito grata pelo que a Prefeitura está proporcionando às pessoas que querem fazer esse trabalho com seus animais. Eu agradeço. Fui muito bem atendida”, declarou Josicleide.

A moradora também ressaltou a comodidade e a economia com o atendimento móvel. “É muito importante, porque a gente não precisa levar para a cidade. Muitas vezes a gente não tem condições de manter esses animais, dando-lhes condições melhores. E às vezes muitas pessoas até abandonam, como a gente vê. Quem tiver seus animais pode trazê-los”, reforçou.

Foto: Luiz Pereira Neto/Prefeitura de Limoeiro

A castração de animais realizada no Distrito de Gameleira fez parte do plano de controle da Secretaria de Saúde. “A partir do momento em que castramos um maior número de cães e gatos, estamos otimizando o controle dessa população animal, evitando a procriação deles e, consequentemente, a proliferação de algumas doenças que são transmitidas por esses animais”, explicou a secretária da pasta, Paloma Sonally, durante visita à comunidade.

A secretária municipal de Saúde ressaltou que a circulação do Castramóvel é fruto de uma parceria firmada, na atual gestão, entre as prefeituras de Limoeiro e Paudalho. Com isso, o veículo e a equipe veterinária estão à disposição para se deslocar às comunidades. Paloma Sonally adiantou que, no próximo dia 7 de maio (sábado), o Castramóvel estará realizando atendimentos no Distrito de Vila Urucuba, também na Zona Rural, durante a sexta edição do Projeto Viva Comunidade.

“O primeiro passo é se dirigir à Unidade Básica de Saúde, onde o Agente Comunitário de Saúde fará um cadastro, ou ao Centro de Zoonoses, que funciona na Vigilância Ambiental, de segunda a sexta, das oito da manhã às quatro da tarde. Depois, é só aguardar a ligação da convocação do animal. Os critérios são preferencialmente que o animal não tenha raça definida; que tenha entre seis meses e cinco anos; que o peso seja até dezoito quilos; e que o dono receba algum benefício social”, explicou Sonally.