Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

Cumprindo mais uma etapa da agenda de agosto, o Castramóvel esteve na comunidade rural de Ribeiro do Mel, na última sexta-feira (12), para o mutirão de castração de cães e gatos. Implantado pela Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, o serviço gratuito completou quatro meses em atividade, chegando à marca de mil animais de pequeno porte atendidos na cidade e na Zona Rural. A ação tem colaborado diretamente no controle da população animal e na redução de doenças transmitidas por caninos e felinos.

Para o veterinário Elias Dias, os números comprovam a eficiência do trabalho e a efetiva participação dos donos de animais. “Esses meses foram de muita luta, mas também de muita adesão das comunidades”, comentou. Ele também reforçou que os serviços são ofertados gratuitamente, cabendo aos interessados procurar o Agente Comunitário de Saúde (ACS) do território domiciliar para fazer o cadastro. “Existe uma demanda e sempre segue uma ordem de cadastro. Numa média de quarenta e cinco dias, o tutor ou tutora está castrando seu cachorro ou gato”, explicou Elias.

A senhora Maria Aparecida, moradora de Ribeiro do Mel, aproveitou a presença do Castramóvel na comunidade para garantir que o procedimento fosse realizado na sua cadela de cinco anos. “Serviço muito bom. Ótima oportunidade. Muitos não têm condições”, comentou. Ela ficou sabendo do serviço através da ACS Maria José. Satisfeita com o resultado da castração, Aparecida tem divulgado a existência do serviço para outros moradores da localidade. Em Ribeiro do Mel, aproximadamente 20 animais, entre cães e gatos, foram castrados.

Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

Quem também comemorou a chegada da equipe veterinária foi o morador Marcos Antônio. “É ótimo, porque ajuda os bichinhos. A comunidade agradece. Eu já estava pensando em procurar um veterinário particular, mas o Castramóvel veio e é melhor. Ajuda no bolso”, contou, em tom de alegria. Dono de uma cadela de oito meses, ele contou que também soube da agenda do Castramóvel em Ribeiro do Mel através da ACS Maria José. “Fizemos o cadastro e hoje estamos realizando a castração. Tudo isso é muito bom”, reconheceu Marcos.

Para utilizar o serviço, o interessado ou interessada deve realizar um cadastro junto ao Agente Comunitário de Saúde (ACS) de seu território. O Centro de Controle de Zoonoses, que funciona no prédio da Vigilância Ambiental, na Avenida Jerônimo Heráclio, em frente à FACAL, e atende de segunda a sexta, das 8h às 16h, também pode ser acionado. A circulação do Castramóvel é fruto de uma parceria firmada entre as Prefeituras de Limoeiro e Paudalho.

Confira as comunidades que serão contempladas pelo Castramóvel no mês de agosto:
19/08: Viva Comunidade (Comunidade da Linha) – das 8h às 13h
26/08: UBS Cohab – das 13h às 17h