Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

Mesmo com o recesso dos professores da Rede Municipal de Ensino por 15 dias do mês de julho, a Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria de Educação e Esportes, mantém ativo o atendimento nos Centros Municipais de Educação Infantil (creches). De acordo com a diretora executiva do Desenvolvimento do Ensino, Valquíria Pinto, os espaços estão funcionando das 7h às 11h30, sendo mais um serviço de assistência às famílias, inclusive, com oferta de alimentação para as crianças.

“Em julho, recesso dos professores, que é um direito deles, deixamos as creches funcionando para que as crianças recebam alimentação. Geralmente, os municípios fecham as creches, já que não contam como dias letivos. Mas estamos com os servidores, gestão escolar e auxiliares recebendo as crianças das cinco creches em tempo parcial e oferecendo duas refeições, que são café da manhã e almoço”, detalhou Valquíria Pinto.

Durante essas duas semanas, auxiliares de salas e crianças estão aproveitando para ampliar a vivência social e intelectual. “Temos uma proposta diária de atividades e experiências pedagógicas que foram orientadas pela Secretaria Municipal de Educação”, destacou a gestora do CMEI Padre Luís Cecchin, Maria José Gomes. A unidade fica no Bairro da Pirauíra e tem reunido diariamente, em média, 45 crianças, o que representa 50% dos matriculados.

Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

Com esse atendimento parcial nas creches durante o recesso escolar, os pais que precisam trabalhar ficam seguros que os filhos estão sendo cuidados, ou seja, o serviço ofertado pela Prefeitura de Limoeiro também garante que os responsáveis sigam desempenhando suas atividades profissionais normalmente. “Esses pais que necessitam trabalhar precisam de um espaço para deixar esses pequenos. Estão aproveitando o período de recesso e trazendo as crianças para as creches”, comentou Maria José.

Os pais interessados devem procurar as secretarias das creches para garantir algumas poucas vagas em aberto. “É necessário que as famílias venham aqui para receber a lista dos documentos para fazer a matrícula e quais as turmas com vagas”, explicou a gestora da Creche Padre Luís Cecchin. Mas o mesmo ocorre para as outras quatro creches. Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h às 17h.