Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

O mês de julho marcou a retomada dos atendimentos do Castramóvel. O serviço de castração de cães e gatos ofertado gratuitamente pela Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria de Saúde, caminha para quase 600 procedimentos realizados desde a implantação – que ocorreu há três meses – nos bairros e comunidades rurais, somando aos feitos no Centro de Zoonoses. Na última sexta (8), a unidade móvel esteve na Comunidade de Duas Pedras.

Na primeira agenda do mês, a senhora Lucineide Maria foi uma das beneficiadas pelo serviço gratuito. Ela aproveitou a passagem do Castramóvel pela localidade para garantir a castração de uma gata que cria há aproximadamente um ano. “Eu achei a vinda muito boa, pois não temos condições (financeiras) para pagar a castração do animal. Chegou aqui de graça, e fomos muito bem recebidos. Estou muito satisfeita com o serviço”, comentou Lucineide.

A moradora Cláudia Clemente também levou seu animal para castração. Ela classificou como “importante” o serviço implantado pela Prefeitura de Limoeiro. “Eu acho muito importante o Castramóvel na comunidade, pois muitos têm seus bichinhos, e muitas vezes não tem quem cuide. Hoje vim trazer meu gato”, contou. Apaixonada por animais, além do felino, Cláudia também cria duas cadelas que foram de adoção junto ao trabalho realizado pela ONG Adoráveis Vidas Latas.

O médico veterinário Elias Dias segue visitando as comunidades limoeirenses, trocando experiências e prestando importantes serviços de controle de zoonoses (doenças) e da população animal. “É com muita satisfação que a gente vem atender a comunidade. Os moradores ficam muito satisfeitos com esse tipo de trabalho, porque diminui a quantidade de animais abandonados”, detalhou o veterinário.

Segundo Elias, em média, 25 animais são atendidos em cada mutirão do Castramóvel. Paralelamente, os procedimentos são realizados no Centro de Zoonoses, na Avenida Jerônimo Heráclio, no prédio da Vigilância Ambiental, no Centro. Os donos de animais interessados na castração gratuita devem fazer o cadastro junto aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) das áreas onde residem ou na recepção do Centro Zoonoses. Em seguida, recebem a notificação com a data agendada.

Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

Confira a agenda de julho do Castramóvel:

15/07 (sexta-feira): UBS Redentor;

22/07 (sexta-feira): UBS Alegria;

29/07 (sexta-feira): UBS Santo Antônio.

Obs.: O atendimento começa às 13h.