Emoção, inclusão e solidariedade foram as palavras de ordem no encerramento da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, na Praça da Bandeira, no Centro de Limoeiro, na manhã dessa quarta-feira (31/08). No evento, todas as escolas das três redes de ensino (Municipal, Estadual e Privada) realizaram doações de seus cofrinhos para a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), instituição filantrópica que renovou sua parceria com o município do Agreste Setentrional de Pernambuco.

E não parou por aí: a diversão foi garantida pelos artistas limoeirenses Palhaço Xililique, Márcia Adriana, Linaldo dos Teclados, Paula Peixoto e Dayvd Vaqueirinho e pelo grupo AllyArt Animações. Promovidos de forma voluntária pelos artistas, os shows foram garantidos pela Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude. Também houve apresentações de dois projetos marcantes para o município: o Coral Anjos da Libras, fundado e coordenado pela intérprete de Libras da Escola Municipal Nossa Senhora dos Anjos, Layanne Arruda, e o Música na Terra Amada, programa que oferece aulas gratuitas de Música na Rede Municipal de Ensino e é garantido por uma exitosa parceria entre as Secretarias Municipais de Educação e Esportes, Desenvolvimento Social e Cidadania, e Cultura, Turismo, Lazer e Juventude.

Foto: Luís Francisco Prates/Prefeitura de Limoeiro

Ao longo de cinco dias de programação na Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, a Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria de Educação e Esportes, promoveu seminário, atividades, palestras, recreações e exposição com trabalhos produzidos por alunos com deficiência que estudam nas escolas municipais. O tema abordado foi: “Inclusão: qual a minha parte nessa história?”.

A coordenadora de Educação Inclusiva da Rede Municipal e Ensino, Maria Lúcia Rodrigues, mostrou-se entusiasmada pela culminância do projeto. “O tema é uma reflexão sobre a nossa parte na inclusão. E o município está fazendo a sua lição de casa, mostrando qual é o nosso papel e qual é o papel da sociedade para a garantia de direitos às pessoas com deficiência. Para nós, é uma grande satisfação finalizar esta Semana com uma ação de tão grande importância para nós, limoeirenses, e para a AACD, uma instituição que beneficia muitas famílias no Brasil”, destacou.

Por sua vez, o secretário de Educação e Esportes, Fernando Melo, destacou que o trabalho da Coordenação de Educação Inclusiva não se restringe à Semana Municipal da Pessoa com Deficiência. Segundo o professor, a equipe assume profissionalmente as suas responsabilidades e, em meio aos desafios diários, transmite uma alegria que se renova a cada dia. “Ao vivenciarmos esta Semana, fica claro que nós temos encontrado dentro das famílias um apoio, um trabalho coletivo que fortalece tanto a equipe da Secretaria de Educação como as próprias famílias. Esse projeto de inclusão vem se materializando através de ações no cotidiano. A comprovação está nas Salas de Recurso, no trabalho das apoiadoras escolares junto aos alunos com deficiência e no projeto Mãos que Dão Asas, que oferece Libras para promover interação entre alunos surdos e ouvintes”, recordou Melo.

Foto: Luís Francisco Prates/Prefeitura de Limoeiro

Em seu discurso na cerimônia, o prefeito Orlando Jorge sublinhou a importância de oferecer serviços de qualidade às famílias limoeirenses, traçar planejamentos estratégicos e executar trabalhos a longo prazo. “A Educação está crescendo, está melhorando e está avançando a olhos vistos da população. É fundamental que as nossas crianças sintam esse carinho e esse amor que a gente está plantando. Não existe colheita sem plantio. Estamos trabalhando, de forma integrada e intersetorializada, para ampliar o número de vagas nas creches da nossa cidade. Inauguramos a Creche Sagrada Família no ano passado, em parceria com o Instituto Padre Luís Cecchin, estamos reformando as Creches Júlia Guimarães e Padre Luís Cecchin. Vamos começar as obras na Creche Mãe Maria Beata. Estamos construindo a Creche São Jorge, uma unidade Padrão FNDE, com muito carinho. Temos um olhar voltado para o futuro”, apontou.

No evento, a AACD esteve representada pelo coordenador Mário Mendes, que externou sua satisfação pela parceria firmada com o município de Limoeiro. “A iniciativa partiu da Secretaria de Educação de Limoeiro. Essa parceria é boa para todos os envolvidos. A AACD é uma instituição filantrópica que existe há 72 anos, está instalada no Recife há 23 anos e é especializada na reabilitação de pessoas com deficiência física. Nós somos credenciados pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Também temos pessoas físicas como colaboradores. As colaborações podem ser doações em dinheiro ou doações de materiais. O telefone da AACD é 3419-4000. As pessoas que entram em contato são orientadas sobre os tipos de ajuda que podem oferecer”, pontuou.