Corrida de São Sebastião contou com a participação de corredores de Limoeiro e da região (Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro)

Na manhã deste domingo (23), no Pátio da Igreja São Sebastião, no bairro do Alto São Sebastião, a Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, promoveu a premiação da Corrida de São Sebastião 2022. Realizada em formato virtual por causa da pandemia da Covid-19, a corrida contou com a participação de atletas de Limoeiro e da região. De acordo com a pasta, 249 corredores se inscreveram, sendo esse número um recorde absoluto na história da prova.

Cada atleta correu cinco quilômetros de forma individual, comprovou a quilometragem percorrida através do print do aplicativo para auxílio às atividades físicas e doou dois quilos de alimentos não-perecíveis. Consequentemente, o quantitativo da arrecadação foi de impressionantes 498 quilos. Os alimentos serão destinados a famílias em situação de vulnerabilidade social, por meio de parceria entre a PML e a Paróquia de São Sebastião.

A Corrida de São Sebastião é uma tradição resgatada pela gestão municipal, destaca o secretário de Educação e Esportes de Limoeiro, Fernando Melo. “No ano passado, realizamos duas corridas virtuais: a Corrida da Fogueira, realizada no mês de junho, e a Corrida da Emancipação, no mês de julho. Pela tradição do nosso município, a terceira corrida a ser realizada é a Corrida de São Sebastião. Esperamos, no mês de junho, realizar a Corrida da Fogueira de forma presencial. Mas, por enquanto, a tradição está mantida, e Limoeiro vem realizando suas três corridas históricas”, comenta.

Cada participante doou dois quilos de alimentos não-perecíveis (Foto: Júnior César/Prefeitura de Limoeiro)

O coordenador municipal de Esportes, Gimerson Fragoso, aproveita a ocasião para felicitar todos os participantes. “Quero parabenizar todos que se inscreveram. Tivemos, além de corredores de Limoeiro, corredores da região, que vieram de Passira, Glória do Goitá e Feira Nova. E vale ressaltar, também, que essa corrida teve o lado social. Cada corredor doou 2 quilos de alimento, que vão ser muito importantes para ajudar os nossos irmãos que mais precisam”, sublinha.

Entre os corredores, os sentimentos predominantes eram os de gratidão e felicidade, tanto pela participação na corrida quanto pela oportunidade de ajudar famílias necessitadas. “Quero agradecer à Prefeitura de Limoeiro, que promoveu este evento e, com isso, está ajudando várias pessoas”, afirma a atleta limoeirense Lia Felipe. “Nós, que gostamos de correr, sempre queremos um evento como esse, para cuidarmos da nossa saúde e para ajudarmos quem mais precisa”, comenta José Lucas Duarte, também morador da cidade. “Vamos correr, galera! É saúde, é tudo de bom”, incentiva Jefferson Bezerra, que faz parte do grupo Corre Limoeiro.

Corrida de São Sebastião reuniu famílias em prol do esporte e da solidariedade (Foto: Luís Francisco Prates/Prefeitura de Limoeiro)

Uma das corredoras que vieram de outras cidades da região foi a jovem Rejoely Joanita. Ela é integrante do grupo Cia Run, de Feira Nova, município que faz fronteira com Limoeiro. “Estamos muito felizes por participar desta corrida em homenagem a São Sebastião, proporcionando saúde para todo mundo, porque o esporte é isso, e fazendo com que a gente ajude mais pessoas, através do ato de arrecadar alimentos para os mais necessitados”, relata.

O pároco da Paróquia de São Sebastião, Padre José Ramos, agradeceu à Prefeitura de Limoeiro pela parceria na doação dos alimentos. “Eu me sinto feliz e honrado, como Pároco de São Sebastião, que a parte cultural se agregue aos festejos, ao mesmo tempo em que a gente mantém algo para os mais pobres. Então, é muito importante você festejar, pedir, abençoar e receber graças, mas ser solidário e dividir é muito importante para a Igreja, para a vida e para o mundo, de modo geral. Precisamos chegar perto, não só com o alimento em mãos, mas presencialmente, como pessoas”, pontua.