Sorrisos, alegria, energia e animação não faltaram na comemoração especial de Dia das Crianças em Limoeiro. A Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias de Educação e Esportes e de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, preparou uma programação que não deixou nenhum baixinho parado. Inclusive, os papais e as mamães também entraram no ritmo que contagiou as ruas e avenidas da cidade, além da Praça da Bandeira, palco principal das atividades do II Festival das Crianças.

O feriado desta quarta-feira, 12 de outubro, data que também marcou o Dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, começou com passeio ciclístico. Os pequenos – com suas bicicletas – partiram do Horto Florestal em direção à Praça da Bandeira, acompanhados pelos guardas municipais, que garantiram a segurança dos participantes. Além do passeio, a gestão municipal, pelo segundo ano consecutivo, promoveu o sorteio de presentes para a criançada, numa parceria com o comércio local.

Ainda na atividade, também teve gente grande pedalando, a exemplo dos pais e do prefeito Orlando Jorge. “É muito gostoso poder comemorar o Dia das Crianças e o Dia da Padroeira do Brasil com as crianças de todas as camadas sociais. É Importante comemorar o mês todo”, destacou o gestor, ao relembrar que, numa parceria entre a Prefeitura de Limoeiro e o Parque Santo Antônio, as crianças do município estão tendo a oportunidade de se divertir nos brinquedos sem pagar nada.

“Com habilidade, firmamos esta parceria com o Parque Santo Antônio. Todas as crianças que estão matriculadas nas redes municipal, estadual e privada podem vir brincar conosco na Praça da Bandeira. É importante que a gente garanta que as crianças estejam matriculadas e estudando. Essa é a mensagem e o sentimento que deixamos. Essa parceria com o Parque Santo Antônio abrilhanta a nossa festa. É um mês bonito”, comentou o prefeito.

Já no período da tarde, o palco montado no “coração da cidade” recebeu os shows da AllyArt Animações e Eventos e da Caravana do Palhaço Xililique. Com repertórios que mataram a saudade e fizeram os pais relembrarem suas infâncias, e também com sucessos kids da atualidade, os dois grupos, genuinamente limoeirenses, garantiram a alegria das famílias que lotaram a Praça da Bandeira, fortalecendo a cadeia produtiva que integra o âmbito do entretenimento e o setor econômico.

Comandando a AllyArt, o Palhaço Jajá comemorou o resultado do evento. “Eu só tenho que parabenizar a Prefeitura de Limoeiro por esse olhar tão especial para as crianças. O Festival das Crianças está sendo perfeito”, comentou. O Palhaço Xililique, coordenador da Caravana do Xililique, também vibrou com a festividade. “É um momento de muita alegria estar com a Banda Pipoca em Limoeiro, no dia 12 de outubro, fazendo essa festa maravilhosa. Parabéns à Prefeitura pela linda produção”, pontuou.

As comemorações alusivas ao II Festival das Crianças de Limoeiro começaram no dia 10 de outubro, com apresentações infantis na Praça da Bandeira e presença de personagens do mundo dos quadrinhos e das telonas, além da abertura do Parque de Diversão, e seguem até dia 28 deste mês, com várias outras atividades. De acordo com a Secretaria de Educação e Esportes, mais de 11 mil alunos matriculados nas três redes de ensino serão contemplados durante o mês.

“Neste Dia das Crianças, não poderíamos deixar de marcar essa data tão simbólica, e isso foi feito mais uma vez. Realizamos o segundo passeio ciclístico, com vasta distribuição de prêmios. Dando prosseguimento, presenciamos shows espetaculares com a AllyArt e a Caravana do Palhaço Xililique. Foi um dia extraordinário, que marca essa sequência de comemorações que continua até 28 de outubro”, detalhou o secretário de Educação e Esportes, Fernando Melo.

A programação segue no sábado (15), com o Concerto Musical Humanitário – Uma Homenagem à Vida, apresentado, a partir das 17h, pela Orquestra do Conservatório Instituto Artes Sol Maior, de Jaboatão dos Guararapes. A iniciativa é fruto de parceria entre a Prefeitura de Limoeiro e o Instituto Otaviano e Inacinha Duarte (IOID).

No sábado (22), das 20h às 22h, tem a abertura da II Feira de Artesanato e Gastronomia, com música ao vivo com Saulo de Tarso. Já no domingo (23), das 16h às 22h, prossegue a II Feira de Artesanato e Gastronomia. A partir das 17h, tem Contação da História Infantil “Mateus, o Sonhador” com o Centro de Criação Galpão das Artes. Por sua vez, a sexta-feira (28), dia do encerramento do II Festival das Crianças de Limoeiro, reserva novidades com as participações dos integrantes do Programa Idoso em Movimento (PIM) e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), juntamente com famílias atendidas por programas sociais, que marcarão presença nas atividades e no parque, na Praça da Bandeira.