A segunda edição do Festival das Crianças de Limoeiro ganhou um público especial no encerramento da programação, que ocorreu nesta sexta-feira (28), na Praça da Bandeira. Além dos alunos das escolas das Redes Municipal, Estadual e Privada que se divertiram o mês inteiro, os idosos que integram o Programa Idoso em Movimento (PIM) e o Centro de Convivência de Idosos (CCI) também tiveram a oportunidade de brincar no Parque de Diversão Santo Antônio, instalado no “coração” da cidade, numa parceria com a Prefeitura de Limoeiro.

A novidade agradou, e muito, a turma da terceira idade. O sorriso estampado nos rostos comprovou. Energia não faltou. Emoção também não. Alguns dos idosos revelaram que, pela primeira vez na vida, tiveram a oportunidade de “passear nos brinquedos”. Alguns equipamentos de diversão são mais modernos e, na infância deles, ainda não existiam. Com isso, a tarde de diversão acabou sendo um misto de novidade, recordação, descoberta e emoção.

Sob a coordenação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, por meio da Diretoria Executiva da Mulher, a programação ainda contou com música ao vivo. “É uma alegria imensa estar aqui nesse encontro tão importante para Limoeiro, que é o encontro dos grupos do PIM. Em Limoeiro somos quinze grupos e hoje finalizamos os nossos festejos referentes ao Dia Internacional do Idoso, que é comemorado em primeiro de outubro”, detalhou a diretora da pasta, Denise Ramos.

A programação aberta ao público da terceira idade não visou apenas o momento de diversão. “Aqui na Praça da Bandeira, no Coração de Limoeiro, estivemos juntos para falar que o idoso tem vida, merece dignidade e estamos batalhando por isso”, reforçou a diretora. Ela também relatou que cerca de 70 pessoas ingressaram no PIM nas últimas semanas. O número mostra que as atividades estão chegando a um número maior de limoeirenses. Atualmente, são quase mil.

A secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Flávia Melo, enfatizou a importância da culminância das atividades alusivas ao mês de outubro forma integrada. No turno da manhã, o espaço foi dado ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e o Programa Criança Feliz, os quais atuam diretamente com crianças e adolescentes. Já no período da tarde, foi a vez do Centro de Convivência de Idosos (CCI) e do Programa Idoso em Movimento (PIM).

O momento também contou com a apresentação da Bandinha da Terceira Idade da Caravana do Palhaço Xililique. “Eles tiveram acesso livre ao parque, dentro da segurança para idade deles, distribuição de lanche e um momento de música ao vivo com a cantora Paula Peixoto”, contou Flávia. “Eles amaram. Muitos nunca tiveram acesso ao parque quando eram mais jovens. Não era esse estilo de brinquedo e alguns não tinham condições. Estamos felizes e o momento é de gratidão”, completou a secretária.

Dona Mariquinha foi uma das idosas que marcaram presença no encerramento. Com 76 anos de idade, ela revelou que correu pela primeira vez nos brinquedos do parque. “Foi maravilhoso. Não somos idosos, somos jovens. O PIM voltou a viver. Eu sou do PIM, eu sou feliz”, comemorou a participante. Seu Manoel, 70 anos, também vibrou com a oportunidade dada pela Prefeitura. “Tudo maravilhoso. Uma experiência inédita”, contou.

A professora Maria da Conceição Amorim, idealizadora do PIM há mais de vinte anos, comemorou a retomada do programa em Limoeiro. “O PIM é a criança de ontem. A criança de ontem é o idoso de hoje. A qualidade de vida que é imposta a essas pessoas, a cidadania e a dignidade na terceira idade são metas da gestão. A alegria que tenho é ver a alegria delas no olhar e no sorriso, e a felicidade de estar participando da vida com qualidade na terceira idade”, comentou Conceição.

Para o prefeito Orlando Jorge, o encerramento da Programação do Festival das Crianças, este ano com a participação da terceira idade no fechamento da programação, ocorreu com “chave de ouro”. “Prestigiamos as criancinhas que muitas vezes não têm a oportunidade de brincar num brinquedo de qualidade. Acho que isso é inédito e ficou marcado. E fechar com as ‘meninas do PIM’ é muito bom. A gente dançou, cantou e brincou”, ressaltou Orlando.

Ele também falou da importância do Programa Idoso em Movimento para a melhoria da qualidade de vida dos idosos que moram na cidade e no campo. “Eles merecem. Isso é salutar, traz felicidade para eles, rejuvenesce e, sobretudo, ocupa a mente. Na hora que faz a atividade física, a dança e a música que canta, os males espanta. Eles adoram”, pontuou Orlando. O prefeito revelou que estará iniciando, ainda neste semestre, a reforma do CCI para melhorar ainda mais o espaço.