Foto: Escola Municipal Antônio Vilaça/Secretaria Municipal de Educação e Esportes

O desenvolvimento sustentável, a responsabilidade social e a parceria com entidades importantes fazem parte do plano de trabalho da Prefeitura de Limoeiro. Através do projeto “Sustentabilidade Ambiental: impactos da gestão escolar”, estudantes, professores e funcionários do Ensino Fundamental – Anos Iniciais da Escola Municipal Professor Antônio de Souza Vilaça coletaram mais de 630 garrafas PETs. Todo o material foi doado, nessa quarta-feira (14), à Cooperativa de Reciclagem de Limoeiro – COORPAR.

Para se ter ideia do impacto dessa ação, cada uma das garrafas, caso tivesse sido descartada indevidamente, demoraria de 200 a 600 anos para se decompor no meio ambiente. Os dados são do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama). Portanto, a conscientização da comunidade escolar e dos catadores é uma mentalidade essencial para a preservação ambiental e para a reutilização de materiais. A natureza agradece.

Lançado neste ano letivo, o projeto “Sustentabilidade Ambiental: impactos da gestão escolar” é promovido em uma parceria da instituição de ensino com a COORPAR e com estudantes da Uninassau. “A ação trouxe atenção para a importância de as nossas crianças aprenderem a cuidar do meio ambiente desde cedo. E a escola pode ser protagonista nesse assunto”, destacou a professora Aparecida Barbosa.

De acordo com a Escola Municipal Antônio Vilaça, mais de 430 alunos do 1° Ano ao 5° Ano participaram ativamente da iniciativa ao longo deste ano. A instituição funciona na área do Centro Social Urbano, no Bairro do Juá. Por sua vez, a COORPAR é formada por catadores do antigo lixão de Limoeiro, o qual foi desativado em novembro de 2021.