Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

Sabia que empreender também é coisa de criança? Com essa temática, a Escola João Heráclio Duarte, unidade educacional da Rede Municipal de Ensino de Limoeiro, recebeu o Rolê Empreendedor na tarde desta quinta-feira (4). A ação, promovida numa parceria entre o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Prefeitura de Limoeiro, busca transformar vidas com atitudes empreendedoras, mostrando aos jovens as múltiplas possibilidades.

“Essa é a nossa grande missão: fazer com que esses jovens tenham esperança em saber que eles podem ser quem eles quiserem ser. Basta que eles trabalhem para isso e acreditem nos seus sonhos”, destacou o palestrante Roberto Montanha. O Rolê Empreendedor do Sebrae identifica as escolas que precisam ser transformadas. “Limoeiro estava em nossa lista, e estar aqui deixa o coração cheio de alegria por trazer motivação, ou seja, motivo mais ação”, pontuou Montanha.

O professor Reginaldo Queiroz comemorou a chegada do movimento à escola. Para o educador, as dinâmicas abriram novos olhares para os meninos e meninas. “Nossos alunos muitas vezes não têm uma perspectiva de sonhar. Hoje os palestrantes apresentaram para esses jovens uma esperança, uma vida vitoriosa que qualquer um pode ter. Que maravilha. Nós, professores, também fomos motivados. Precisamos trazer para nossos alunos essa motivação”, comentou.

Gestora da unidade de ensino, Anne Micheline observou que, no retorno das atividades presenciais, após longos meses de afastamento das salas de aula devido à pandemia do novo coronavírus, algumas crianças voltaram com a autoestima baixa. A educadora viu no Rolê Empreendedor uma oportunidade para motivar, resgatar a autoestima e revelar as perspectivas para o futuro. “O foco da palestra é esse: motivar e despertar o potencial de cada pessoa”, disse Anne.

Saiba mais sobre o Rolê Empreendedor

Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

A ação motivacional tem circulado o país. Em Limoeiro, já esteve em uma escola da Rede Estadual de Ensino. Sem custo para a gestão escolar, o Rolê Empreendedor contemplou, na Escola Municipal João Heráclio Duarte, alunos do sétimo ao nono ano do Ensino Fundamental – Anos Finais. Também palestrante, Dani Amaral falou da transformação na vida dela como exemplo e inspiração. “O intuito é trazer empreendedorismo de uma maneira diferente, ou seja, mostrar para os alunos que eles podem mudar a própria realidade”, disse.

Ela perdeu os dois braços num acidente com uma máquina agrícola quando tinha apenas quatro anos de idade. “Foi bem difícil, mas eu aprendi que isso não poderia me definir. Eu escolhi me transformar para poder ser a pessoa que sou hoje. Dirijo, arrumo meus cabelos, faço tudo com os pés”, revelou. Natural do Paraná, ela atua como palestrante, viaja o Brasil todo e está vivenciando uma temporada em Pernambuco. “Meus avós eram pernambucanos e sou apaixonada por aqui”, concluiu.