O dia 18 de novembro de novembro é uma data muito especial para o município de Limoeiro, sobretudo para a comunidade rural de Gameleira, que comemora o aniversário da Escola Municipal Manoel Marques da Silva. Neste ciclo de 2022, a instituição de ensino completa 40 anos de serviços prestados à Educação limoeirense. A festa de aniversário movimentou a tarde e a noite de sexta-feira (18) em Gameleira.

A celebração rendeu discursos emocionantes e justas homenagens a trabalhadores e estudantes que marcaram época na escola e na comunidade. “Dentro destes 40 anos, a Escola Manoel Marques tem grande peso e grande significado para o povoado de Gameleira. Estar à frente desta instituição é uma grande responsabilidade, uma vez que a escola tem traços históricos muito marcantes. As pessoas de Gameleira veem a Escola Manoel Marques como um referencial de Cultura e de Cidadania. Todos os trabalhadores se envolvem com as famílias e com a rotina da comunidade”, destacou a diretora pedagógica Jaqueline Carneiro.

Os festejos foram uma grande oportunidade para transmitir ao povo de Gameleira uma excelente notícia: a escola será contemplada pelo programa de reformas da Rede Municipal de Ensino. A notícia foi dada pelo prefeito de Limoeiro, Orlando Jorge. “Somos muito agradecidos pela transformação que esta unidade de ensino emblemática proporciona ao povo de Gameleira e às comunidades vizinhas. Foram muitas conquistas durante muitas gerações. E agora precisamos avançar no nosso projeto de reformas das Escolas Municipais, incluindo a Escola Manoel Marques. Esperamos que a gente continue esse trabalho profícuo, tanto do ponto de vista pedagógico como do ponto de vista com a integração à comunidade. Isso é muito importante para garantir Educação de qualidade”, sublinhou.

Na avaliação do secretário municipal de Educação e Esportes, Fernando Melo, o projeto pedagógico da Escola Manoel Marques une tradição e inovação. “É um trabalho prestado a diversas gerações que a cada ano vem se aperfeiçoando. O empenho da equipe de profissionais nos enobrece, enquanto Educação Municipal, e vale a pena ser citado, reconhecido e incentivado. Agora, estamos olhando para a frente, do ponto de vista da recuperação estrutural da escola. Precisamos acolher cada vez melhor os estudantes e as famílias”, afirmou.

A Escola Municipal Manoel Marques da Silva oferece as modalidades de ensino da Educação Infantil (a partir de 3 anos de idade, mais precisamente), do Ensino Fundamental – Anos Iniciais (1° ao 5° Ano), do Ensino Fundamental – Anos Finais (6° ao 8° Ano) e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Ao todo, 45 funcionários e 410 estudantes integram a instituição e estão distribuídos entre os turnos da manhã, tarde e noite. “A gente participa da construção de cada aluno que passa por aqui. Quem passa por aqui realmente tem muita história para contar”, completou a gestora Jaqueline Carneiro.

O presidente da Associação dos Moradores do Sítio Pedra Verde, Manoel Damião, externou sua nostalgia ao recordar o período no qual fez parte da instituição, seja como pedreiro, mestre de obras ou pai de alunos. “Esta escola tem uma história muito bonita e é patrimônio de Gameleira. Meus filhos estudaram aqui. Na gestão do ex-prefeito Ricardo Teobaldo, ajudei na construção de três salas e na reforma dos banheiros. Conheço pessoas de outras comunidades, e até mesmo de outros municípios, que vêm estudar aqui. Isso é ótimo”, lembrou. “E eu não poderia deixar de citar o saudoso Deca de Gameleira, que foi gestor durante muitos anos. Infelizmente o perdemos para a Covid, mas com certeza ele foi uma grande liderança nossa e, onde quer que esteja, está melhor do que nós”, concluiu, sob grande emoção.

Morador da comunidade de Gameleira, o advogado João Luís acredita que a escola cumpre verdadeiramente o seu papel social. “A gente observa que a escola tem ex-alunos como professores e funcionários. Então, existe um trabalho de continuidade que beneficia a comunidade”, ressaltou.

Estudante da Escola Manoel Marques há cinco anos, a adolescente Maria Clara atualmente cursa o 7° Ano do Ensino Fundamental – Anos Finais. “É muito bom estudar aqui. Os professores são acolhedores e nos ajudam muito. Eu me sinto muito bem por ser da comunidade e ter esta escola”, celebrou.