Foto: Luiz Pereira Neto/Prefeitura de Limoeiro

Limoeiro está sediando a capacitação de Guia de Visita Domiciliar-GVD do Programa Criança Feliz no Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Realizada no Instituto Padre Luís Cecchin (IPLC) com carga horária de 40h, a capacitação começou nesta segunda-feira (8) e segue até a próxima sexta-feira (12). A formação é destinada a 11 municípios pernambucanos: Limoeiro, Bom Jardim, João Alfredo, Orobó, Surubim, Salgadinho, Casinhas, Vertente do Lério, Itaquitinga, Jatobá e Arcoverde.

Os encontros têm o objetivo de instrumentalizar as equipes para qualificação das atividades do Programa Criança Feliz. Oficialmente chamado de Programa Primeira Infância no SUAS, o projeto é coordenado, a nível nacional, pelo Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Nacional da Primeira Infância, e, em âmbito estadual, pelo Centro de Desenvolvimento e Cidadania, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude. “Limoeiro segue na busca do fortalecimento das políticas públicas voltadas aos primeiros anos de vida das nossas crianças, considerando suas famílias e seus contextos de vida”, destaca a secretária municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, Flávia Melo.

Em Limoeiro, o Programa Criança Feliz conta com uma equipe de seis visitadoras, que realizam acompanhamento a 200 famílias na área urbana da cidade. De acordo com a SDSC, foram realizadas, até o final do primeiro trimestre deste ano, 2.224 visitas domiciliares ao público acompanhado. “Nosso município tem como meta a ampliação dos acompanhamentos e da equipe diante dos resultados positivos observados”, afirma a coordenadora do Programa Criança Feliz no município, Karine Ataíde.

A psicóloga complementa que o Criança Feliz visa potencializar o fortalecimento dos vínculos familiares e contribuir para o desenvolvimento infantil pleno e integrado. “O programa atende famílias com crianças na primeira infância, inscritas no CadÚnico, beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e gestantes inscritas no CadÚnico”, pontua Karine.

Além das visitas domiciliares, o Programa Criança Feliz atua com atendimentos nas edições do Viva Comunidade. Lançado este ano e com sete edições já realizadas, o projeto integra todas as Secretarias da Prefeitura Municipal de Limoeiro e leva serviços de utilidade pública às comunidades urbanas e rurais da “Princesa do Capibaribe”.