Uma noite inesquecível para a comunidade escolar. Assim pode ser definida a abertura dos Jogos Escolares de Limoeiro (JEL) 2022, que ocorreu na noite dessa quinta-feira (20), na quadra da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). Este ano, a competição estudantil chega à 52ª edição, cumprindo o papel de integração, promoção de saúde e lazer e descoberta de talentos. Todas as escolas das três redes de ensino participaram da abertura, reunindo aproximadamente 250 estudantes.

Nos bastidores, uma ampla equipe de profissionais de diversos setores também atuou para o sucesso do evento. No interior da quadra, bailarinos, coreógrafos e estudantes abrilhantaram os momentos de cor, brilho, ritmos e beleza e encantaram as torcidas nas arquibancadas. “Destaco também como ponto alto a participação do povo. As arquibancadas ficaram totalmente lotadas. As pessoas, de forma respeitosa, assistiram a todas as apresentações”, destacou o secretário de Educação e Esportes, Fernando Melo.

Do planejamento à montagem da estrutura, dos detalhes à execução da programação, tudo foi realizado por profissionais da cidade, garantindo uma abertura genuinamente limoeirense. “Depois de dois anos sem jogos por conta da pandemia, voltamos. E acredito que essa abertura foi em grande estilo”, avaliou o secretário. Para que a abertura fosse realizada com ampla estrutura e diversidade, houve um trabalho integrado das secretarias municipais, além do apoio do comércio local.

De acordo com Fernando Melo, as disputas entre as escolas limoeirenses começaram nesta sexta-feira (21). Elas ocorrerão nos três turnos: manhã, tarde e noite. “Temos dentro da nossa proposta a intenção de valorizar ao máximo os esportes. Nós não tivemos ainda as condições de fazer aquilo que queremos fazer, mas estamos num processo de avanço, de evolução e de caminhar. E acreditamos que os jogos escolares fazem parte dessa proposta”, pontuou o secretário

Na coordenação técnica da competição, o diretor executivo de Esportes, Gustavo Pereira, enfatizou a importância da unidade entre o esportivo e o cultural na abertura dos Jogos Escolares de Limoeiro: “Estamos muito contentes com esse retorno dos jogos. Tivemos uma noite bonita, onde a gente trouxe esse aporte cultural forte para abertura”. Outro detalhe que chamou a atenção do diretor foi a quantidade de alunos inscritos. “Em torno de mil e quinhentos atletas”, pontuou Pereira.

A 52ª edição dos JEL marca o aumento da quantidade de modalidades e, depois de mais de vinte anos, o retorno do basquete. Além disso, este ano a competição também conta com a inserção dos jogos digitais (e-Sports), a exemplo do Futebol Virtual e do Free Fire. “É um trabalho que a gente vem fazendo há um bom tempo para que isso se desenvolva. Isso é o início. É uma base que construímos para este ano e que vai nos permitir colher bons frutos em um futuro mais próximo”, disse Gustavo.

O diretor esportivo ainda lembrou que todas as escolas da Rede Municipal de Ensino estão com equipes envolvidas na competição, o que fortalece e amplia o trabalho de formação cidadã dentro e fora do espaço escolar. As equipes do município também receberam novos uniformes para competirem nos Jogos. “Estamos muito felizes. Ver o sorriso das crianças é muito gratificante”, comentou. Assim como foi na abertura, durante toda a competição o acesso às quadras é livre.

O prefeito Orlando Jorge acompanhou a abertura e comemorou o resultado. O gestor tem priorizado a educação, possibilitando novas oportunidades para as crianças e para os adolescentes, com atividades extraclasse. “Um belo espetáculo. Quero dizer da alegria e da honra de estar aqui vivenciando este momento. Justamente no mês das crianças, quando estamos realizando o segundo Festival das Crianças, conseguimos fazer uma abertura brilhante como essa, com a participação de todos os professores, árbitros, escolas e estudantes”, disse o prefeito.

O gestor também aproveitou o momento para lembrar aos alunos que os melhores caminhos para o futuro passam pela escola. “Quero dizer à juventude de Limoeiro que esse é o caminho. O caminho dos esportes, da música, dos estudos e da cultura. Sei que a população está prestando atenção e, através das redes sociais e da imprensa, estamos mostrando que Limoeiro faz educação de qualidade e um processo de trabalho importante para resgatar o tempo perdido na pandemia”, finalizou.