Na noite desta terça-feira (10), o município de Limoeiro participou da abertura do XII Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco, destinado a secretários municipais de Saúde e técnicos da área que atuam nos municípios pernambucanos. Promovido pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (COSEMS-PE) na cidade de Gravatá, na região do Agreste, o evento conta com oficinas, seminários, mesas de debate e apresentações de trabalhos da 4ª Mostra Pernambuco Aqui Tem SUS e da Feira Pernambucana de Saúde. A “Princesa do Capibaribe” esteve representada pelo prefeito Orlando Jorge, pela secretária municipal de Saúde, Paloma Sonally, pela gestora de Atenção Básica, Emmanuela Kethully, e pelo diretor executivo de Regulação e Saúde, Francisco de Assis.

Limoeiro foi protagonista do Congresso do COSEMS-PE – que segue até a quinta-feira, dia 12 – ao ser contemplado com duas premiações. Enquanto o prefeito Orlando Jorge recebeu a Medalha do Mérito Ruy Pereira, em reconhecimento aos serviços prestados à Saúde Pública em Pernambuco, a gestora de Atenção Básica, Emmanuela Kethully, ganhou Certificado de Premiação na I Mostra Virtual Brasil Aqui Tem SUS 2020, em virtude da apresentação de trabalho acadêmico com o tema “Formulários Eletrônicos como ferramentas para a identificação precoce e longitudinalidade do cuidado dos usuários no contexto da pandemia COVID-19 no Município de Paudalho-PE”.

“Estou muito feliz e quero aproveitar o momento para agradecer aos companheiros de militância do Sistema Único de Saúde pelo reconhecimento. Além disso, gostaria de parabenizar o Presidente do COSEMS-PE e Secretário Municipal de Saúde de Gravatá, José Edson de Sousa, pela realização desta iniciativa tão importante para a Saúde Pública do nosso Estado”, declarou Orlando Jorge, que foi secretário de Saúde de Limoeiro de 2009 a 2016 e presidiu o COSEMS-PE de 2017 a 2020, período no qual também esteve à frente da Secretaria de Saúde de Paudalho.

“Também quero felicitar a Gestora de Atenção Básica do nosso município pela premiação da sua pesquisa. Universal, democrático e gratuito, o SUS merece ser cada vez mais valorizado por gestores, trabalhadores e usuários”, completou o gestor municipal.

O Congresso está sendo realizado pela primeira vez no formato tradicional desde o início da pandemia da Covid-19, ressaltou o presidente do COSEMS-PE e secretário de Saúde de Gravatá, José Edson de Sousa. Eventos presenciais com 100% da capacidade estão liberados pelos órgãos de Saúde e pelas autoridades sanitárias de Pernambuco em decorrência do alto índice de vacinação e da queda significativa de casos de coronavírus no Estado. “Faz três anos que não realizamos um Congresso presencial, então a expectativa do reencontro é grande. Um momento, não só de formação para gestores e técnicos da saúde, mas de confraternização, também”, sublinhou José Edson.

Entre os palestrantes convidados do XII Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco estão o presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e Secretário Municipal de Saúde de Pacatuba/CE, Wilames Freire, o presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), Nésio Medeiros, o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, e o coordenador da Câmara Permanente de Licitações e Contratos da Câmara Permanente de Licitações e Contratos da Procuradoria-Geral Federal – CPLC/PGF/AGU, Carlos Loureiro. Na programação também consta uma Assembleia Geral Ordinária com todos os secretários municipais de Saúde do Estado para aprovação de planejamento de atividades anuais e prestação de contas.