Foto: Divulgação/Amupe

Capacitar os trabalhadores da administração pública municipal e melhorar a prestação de serviços à população estão entre os compromissos da Prefeitura de Limoeiro. Nesta terça-feira (9), na sede da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), no Recife, o município do Agreste Setentrional participou de uma formação sobre a plataforma eSocial, sistema de registro elaborado pelo Governo Federal para otimizar a administração de informações referentes aos trabalhadores. Mais de 140 servidores participaram da capacitação, promovida pela Amupe. Limoeiro esteve representado pelo secretário municipal de Administração e Tecnologia, Saulo Melo, pelo diretor executivo de Administração, Sérgio Murilo Júnior, pelo gestor de Recursos Humanos, Antônio Hermínio, e pelo gestor de Contabilidade, Vitor Gomes.

Esta foi a primeira capacitação presencial realizada pela Amupe desde o início da pandemia da Covid-19. Em seu discurso de abertura, a presidenta da entidade e prefeita de Surubim, Ana Célia, ressaltou a importância do evento. “A gestão pública mais qualificada entrega serviços de qualidade à população pernambucana”, frisou.

Foto: Secretaria Municipal de Administração e Tecnologia

O secretário de Administração e Tecnologia de Limoeiro, Saulo Melo, fez um balanço bastante positivo do encontro. “A capacitação nos deu uma visão ampla do que vem a ser o eSocial e quais são as exigências que nós teremos que cumprir para que as informações sejam inseridas adequadamente nesse sistema. O eSocial, após todas as suas fases de implantação, vai nos proporcionar muito mais segurança nas informações, no processamento da folha de pagamento e no fechamento da contabilidade, pois é um sistema que praticamente elimina as possibilidades de falhas, inconsistências e erros”, comentou.

Todos os aprendizados são essenciais para que a gestão pública aconteça com excelência e serão colocados em prática, garantiu o secretário. “Os dados de contabilidade e de recursos humanos são cruzados dentro do eSocial. Quando isso acontece, ele nos devolve, através de um relatório, o que informamos. A partir daí, iremos verificar quais são as inconsistências, até que não exista mais nenhum erro. Ele é um sistema que funciona para que erros, tanto sobre informações cadastrais como sobre os direitos dos servidores, sejam eliminados”, afirmou Saulo. “O eSocial assegura que os gestores públicos não incorram em erros na satisfação de direitos de servidores e prestadores de serviço, sejam eles Pessoas Jurídicas ou Pessoas Físicas”, completou.