Nesta quarta-feira (20), Limoeiro reforçou seu protagonismo a nível regional ao participar do Encontro com Prefeitos da Região Nordeste. O município esteve representado pelo prefeito Orlando Jorge, pela diretora executiva de Gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Planejamento e Orçamento , Rita Barros, e pela coordenadora do Programa Criança Feliz, Karine Ataíde. Promovido pela Fundação Abrinq na Casa da Indústria, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), no Recife, o evento faz parte do Programa Prefeito Amigo da Criança e apresenta relatórios de recomendações de gestão para o ciclo 2021-2024.

“Estamos avaliando os indicadores e conhecendo experiências exitosas na região Nordeste sobre esse tema. Queria dizer à população de Limoeiro, sobretudo às famílias limoeirenses, que toda a nossa gestão será mobilizada de forma mais intensa no trabalho da rede de proteção às crianças e aos adolescentes, seja na Saúde, na Educação, na Assistência Social. É importante alertarmos as equipes da nossa gestão e as famílias para a necessidade dos indicadores do nosso município. Estamos trabalhando para resgatar a infância e a adolescência em sua plenitude, com qualidade de vida, através de políticas públicas”, explicou o prefeito Orlando Jorge.

Criado em 1996, o Programa Prefeito Amigo da Criança tem o objetivo de mobilizar, valorizar e assessorar tecnicamente os prefeitos e prefeitas que assumem as crianças e os adolescentes como prioridades na gestão municipal, desenvolvendo políticas públicas e planos de ação voltados à defesa e à garantia de seus direitos. Ao longo das sete edições do projeto, de acordo com a Fundação Abrinq, 10.080 prefeitos já assumiram esse compromisso, mais de 4.400 municípios já participaram, e 698 prefeitos já foram reconhecidos como Amigos da Criança. A iniciativa também visa incentivar e apoiar tecnicamente os municípios na implementação e na efetivação de ações e políticas públicas que resultem em avanços na garantia dos direitos de crianças e adolescentes, conforme as diretrizes da Constituição Federal de 1988, em âmbito nacional, e da Convenção Internacional dos Direitos da Criança, em âmbito mundial.

Idealizadora do projeto, a Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente, ou simplesmente Fundação Abrinq, é uma entidade sem fins lucrativos cujo objetivo consiste em mobilizar o poder público e a sociedade civil para a garantia da cidadania na infância e na adolescência, tanto por meio de ações e projetos como por meio do estímulo a políticas públicas. A fundação surgiu em 1990, a partir da Diretoria de Defesa dos Direitos da Criança, criada pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq) em 1989.