O município de Limoeiro abriu as portas nesse domingo (21) para receber centenas de ciclistas de várias regiões de Pernambuco, da Paraíba e do Rio Grande do Norte. O encontro marcou a quinta edição da Trilha das Trilhas de Mountain Bike. Promovido pelo Clube da Bike de Limoeiro, o evento esteve suspenso por dois anos devido às restrições impostas pela pandemia do coronavírus – o que motivou ainda mais os participantes a encararem os dois percursos de 35km e 40km pelas ruas, avenidas, serra e estradas rurais.

De acordo com o registro de inscrições, aproximadamente mil atletas participaram da trilha, numa verdadeira confraternização do ciclismo regional, permitindo a integração de várias gerações e culturas. Recife, Jaboatão dos Guararapes, Machados, Olinda, Umbuzeiro (PB), Carpina, Lagoa de Itaenga, Glória do Goitá, Toritama, Natal (RN), Surubim, Feira Nova, Passira, Paulista, Abreu e Lima, São Lourenço da Mata, Cumaru (Ameixas), Limoeiro, Aliança, Condado e Moreno foram algumas cidades com representação na Princesa do Capibaribe.

Entendendo a importância para o desenvolvimento esportivo, turístico e econômico do município, a Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria de Educação e Esportes, garantiu apoio ao evento. “Apoiar esse evento do ciclismo foi, antes de tudo, uma imensa satisfação. Chegamos enquanto instituição, junto à Secretaria de Saúde, para fazer esse apoio se materializar no sentido de acolhermos tanta gente”, destacou o secretário da pasta, professor Fernando Melo.

O responsável pela Educação Municipal também externou o desejo de apoiar a realização de novas edições do evento. “Isso engrandece nosso movimento e fortalece a prática do ciclismo, que passa essa energia e vibração, sendo também sinônimo de saúde. Ficamos neste compromisso de continuarmos apoiando as iniciativas para que Limoeiro possa cada vez mais se colocar no calendário esportivo do Estado”, pontuou Melo.

Concentrados na Arena Limoeiro para recepção e café da manhã, os ciclistas percorreram as principais ruas e avenidas da cidade antes de encararem o percurso de trilha, com destino às comunidades rurais do leste. Os que optaram pelos 40km de pedalada tiveram a oportunidade de subir e percorrer por completa a Serra do Redentor, passando pelos pontos turísticos do Cristo Redentor e da Cruz do Cristo Ressuscitado, além da linda visão do ponto mais alto da cidade.

Responsável pela coordenação geral do evento, o presidente do Clube da Bike de Limoeiro, José Luiz, destacou que a Trilha das Trilhas de Mountain Bike faz parte do Circuito Mata Norte. Ele ainda celebrou a ampla participação dos amantes do ciclismo e ressaltou a importância do apoio logístico da Prefeitura de Limoeiro, que se refletiu, por exemplo, na liberação de guardas municipais, viaturas e ambulâncias, estrutura nos pontos de apoio e unidade sonora de som.

“Foi um apoio muito importante. A gente (Clube da Bike) vem numa parceria com a Prefeitura de Limoeiro, através da Secretaria de Educação e Esportes, em vários eventos ciclísticos na cidade, tanto passeio como competição. Já estamos trabalhando num novo projeto e conversando com o secretário Fernando Melo e com o diretor de Esportes, Gustavo Pereira, para, em breve, apresentar novidades a quem gosta do ciclismo”, destacou.

Praticante do esporte há quase 18 anos, José Luiz segue estimulando novos adeptos. “Compre uma bike e venha pedalar conosco. Começa pedalando 10, 15, 20 quilômetros para se habituar. Vocês não vão se arrepender. Tenho certeza que se comprar uma bike, mais nunca deixará de pedalar”, comentou. O coordenador também renovou o agradecimento aos visitantes que vieram prestigiar a trilha e a cidade, ao comércio local e aos grupos de ciclismo.