Solidariedade. Essa palavra segue em destaque durante o fim de semana no município de Limoeiro. Através de uma parceria entre a Fundação de Hemoterapia e Hematologia de Pernambuco (Hemope) e a Prefeitura de Limoeiro, está sendo realizada, nesta sexta-feira (16) e neste sábado (17), mais uma campanha de captação de sangue. A coleta acontece na Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro (FACAL), nos horários das 9h às 12h e das 13h às 15h.

A assistente social do Hemope, Valéria Morais, explicou que para doar sangue é preciso comparecer utilizando a máscara de proteção e apresentar a carteira de vacinação contra a Covid-19 atualizada e um documento oficial com foto. “Além disso, é preciso estar bem alimentado, ter descansado bem à noite, não ter ingerido bebida alcoólica nas doze últimas horas antes da doação de sangue, e ter acima de cinquenta quilos. Esses são os critérios mais básicos”, detalhou Valéria.

Ao se apresentar para o ato de solidariedade, o candidato a doador passa por uma triagem com técnicos do Hemope para verificar a aptidão para doação de sangue. “Será uma honra recebê-los nessa campanha maravilhosa”, reforçou a assistente social. No trabalho de recepção dos doadores, ela revelou que a situação dos estoques de sangue do Estado está crítica ou em alerta. “Esse convite é para todos os tipos sanguíneos”, completou.

Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

Valéria também explicou que o sangue coletado em Limoeiro segue para colaborar em várias situações, a exemplo de cirurgias de emergência e de tratamentos que precisam de transfusão de sangue rotineiramente. Essa campanha em Limoeiro é a segunda realizada este ano. Por conta da pandemia do novo coronavírus, o que resultou na suspensão e restrição de atividades, os bancos de sangue sofreram ainda mais com o desabastecimento, o que exige ainda mais a colaboração da sociedade.

“Com a pandemia, teve as restrições. A gente passou um tempo sem poder estar fazendo campanha nos municípios e só este ano estamos retornando. Então, daí vem a importância de a gente estar se fortalecendo e se atentando aos critérios básicos, para que a gente possa fazer uma doação com segurança. E como ainda estamos vivenciando o período de pandemia, ainda temos restrições, mas estamos aos poucos retornando aos municípios”, enfatizou a representante do Hemope.

Ela ainda ressaltou a importância e a integração que existe entre Hemope e Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. “Sempre fomos muito bem recebidos e a população sempre abraçou a nossa campanha. A gente sempre fica com o coração cheio de felicidade por estar retornando, principalmente, por ser um sucesso a nossa campanha”, pontuou Valéria. Para os moradores que vão doar pela primeira vez, Valéria ainda sublinhou a necessidade de novos doadores.