Foto: Luiz Pereira Neto/Prefeitura de Limoeiro

Nos dias 16 e 17 de setembro, o município de Limoeiro receberá a campanha de captação de sangue da Fundação de Hemoterapia e Hematologia de Pernambuco (Hemope). Mantendo a parceria, a ação contará novamente com o apoio da Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. A coleta acontecerá no auditório da Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro (FACAL), nos horários das 9h às 12h e das 13h às 15h.

Na manhã desta terça-feira (6), a supervisora de captação do Hemope, Jô Gomes, esteve reunida com os agentes comunitários de saúde (ACS) do município para alinhar as estratégias de divulgação da campanha e de conscientização da população sobre a importância do ato de salvar vidas através da doação de sangue. “É importante e primordial o apoio dos agentes de saúde para o sucesso da campanha. São pessoas que abraçam a causa e vão estar trabalhando”, destacou Jô.

De acordo com a supervisora, as campanhas realizadas no Interior têm o objetivo de aproximar a população do Hemope e de aumentar o estoque de sangue para os atendimentos das necessidades da população, além de fidelizar o doador. Por dia, serão distribuídas 140 fichas por dia. “Sangue não se encontra numa farmácia. Nós dependemos todos os dias que uma pessoa voluntariamente se disponha a ajudar o próximo”, ressaltou Jô. Ela detalhou que uma doação pode ajudar de 3 a 4 pessoas.

O doador não deve ingerir bebida alcoólica nas últimas 24 horas antes da doação; comparecer ao local da doação já alimentado, mas evitando alimentos gordurosos. Ele ainda deve obedecer ao intervalo de doação, que é de 90 dias para homens e 120 dias para mulheres, as quais não devem estar grávidas ou amamentando. Também é preciso que o voluntário não esteja fazendo uso de medicação controlada ou em tratamento médico.

No momento da doação é preciso apresentar documento oficial com foto, cartão de vacinação atualizado contra Covid-19 e utilizar máscara de proteção. Caso o doador queira mais detalhes sobre o procedimento da coleta de sangue no Estado, pode entrar em contato com a central de atendimento do HEMOPE através do Disque Doação de Sangue: 0800.0811535.