A Prefeitura de Limoeiro segue intensificando as ações de combate e prevenção à pandemia do Coronavírus. Diariamente, as secretarias municipais e os departamentos de vigilância atuam integrados na orientação, fiscalização e cumprimento dos decretos estaduais e municipais que estabelecem medidas para evitar aglomerações de pessoas e riscos de transmissão do vírus.

Somado a isso, a vacinação da população contra a Covid-19 avança. De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Limoeiro está entre os municípios pernambucanos que mais vacinam os moradores contra a doença.

Foto: Vigilância Sanitária de Limoeiro

Paralelamente, a gestão também reforça a testagem dos moradores e visitantes. Na próxima terça-feira (25), a Vila Mendes, na Zona Rural, receberá uma equipe do Programa TestaPE. Com isso, pessoas com ou sem sintomas gripais poderão fazer o teste rápido para Covid-19. A previsão é de que o resultado saia em até 20 minutos. O atendimento será das 8h às 16h, nas proximidades da Unidade Básica de Saúde (UBS) Emerenciana Wanderley do Rêgo, na Vila Mendes, localizada às margens da PE-90.

O TestaPE realiza a testagem por meio da aplicação do teste rápido de antígeno através de swab nasofaríngeo. A ação é uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Limoeiro e o Governo do Estado de Pernambuco.

Na Praça da Bandeira, no Centro de Limoeiro, há um posto fixo de testagem para Covid-19. De segunda a sexta, manhã e tarde, e também no sábado pela manhã, técnicos da Secretaria Municipal de Saúde realizam testes rápidos gratuitamente, sem precisar de agendamento. No caso dos menores de idade, é necessária a presença de um maior responsável.

As pessoas que testam positivo são orientadas a procurar a UBS do território domiciliar para as orientações, cuidados médicos e cumprimento do isolamento domiciliar monitorado. Sendo necessário, o paciente também pode ser encaminhado para uma unidade de referência.

Saiba mais – Segundo nota técnica da SES, similar ao exame de biologia molecular RT-PCR, o teste rápido de antígeno também é feito com a coleta de material biológico da nasofaringe (nariz e garganta) do paciente, com swab nasal. A diferença é que o resultado sai em aproximadamente 20 minutos, enquanto o do RT-PCR é divulgado em cinco dias. Também não é preciso levar ao laboratório ou utilizar equipamentos complexos para saber o resultado. Assim como os testes moleculares de RT-PCR, o de antígeno também detecta a doença em sua fase aguda, quando a infecção está ativa e há maior risco de transmissão.