Foto: Wilker Mattos/Prefeitura de Limoeiro

No período de 24 a 30 de abril, o município de Limoeiro vivenciou a I Semana Municipal de Atividades Físicas e Esportivas. O evento surgiu a partir de um debate na Câmara de Vereadores que resultou na elaboração de um Projeto de Lei de autoria do vereador Roberto Galvão Júnior. Com a aprovação dos parlamentares e a sanção do prefeito Orlando Jorge, a proposta foi transformada em Lei Municipal 2.412 de 2021, instituindo a última semana do mês de abril como período obrigatório para a difusão de exercícios físicos e práticas esportivas.

“Para cumprir a legislação local, iniciamos, em grande estilo, na Praça da Bandeira, no último domingo, uma série de atividades. Nossa programação foi bastante diversificada”, recordou o secretário de Educação e Esportes, Fernando Melo. No primeiro dia de eventos (domingo), os participantes foram contemplados com basquete de rua, vôlei de rua, futebol de barrinha, skate, patins, jiu jitsu, capoeira e zumba. A programação recebeu o nome de Projeto Viva a Vida.

“Ao longo da semana, tivemos outra série de atividades nas quais a população pôde se envolver e participar da Semana Municipal de Atividades Físicas e Esportivas, tendo como objetivo mexer o corpo e a mente, e fazer com que possamos ter mais saúde, mais lazer e mais esportes na cidade”, reforçou Fernando. Ele adiantou que, periodicamente, a gestão municipal promoverá o Projeto Viva a Vida, uma ação de política pública com atividades físicas abertas ao público geral pelas ruas da cidade.

Foto: Wilker Mattos/Prefeitura de Limoeiro

Na noite de segunda-feira (25), na quadra da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), em partida válida pela Copa Pernambuco de Futsal, a equipe do Limoeiro Futsal protagonizou um grande duelo com o Santa Cruz. O jogo terminou com empate em 1 a 1 no placar. Ainda como parte da programação, a AABB sediou mais uma etapa da Copa Limão de Futsal na noite de sexta-feira (29).

Já na quarta-feira (27), o Treino Viva a Vida, promovido em parceria com o grupo Corre Limoeiro e a Stetical Academia, mobilizou corredores da Princesa do Capibaribe e da região. Entre os participantes estiveram os grupos Corre Limoeiro (Limoeiro/PE), Madrugão (Limoeiro/PE) e Cia Run (Feira Nova/PE).

Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

Após o trabalho de aquecimento orientado pelas profissionais da Stetical Academia, os participantes do treino percorreram um trajeto de aproximadamente cinco quilômetros, que partiu da Praça da Bandeira e abrangeu a Avenida Santo Antônio, o Pátio da Feira, a Rua da Matriz, a Rua Vigário Joaquim Pinto, trechos dos bairros Ponto Certo e Alto de São Sebastião e a Rua da Alegria, até retornar à Praça da Bandeira. Na sequência, houve sorteios de brindes fornecidos pelo laboratório Lapon e pela Stetical Academia.

Encerrando a programação, na manhã e na tarde de sábado (30), professores e professoras de Educação Física participaram da Capacitação em Educação Física Escolar. As aulas foram ministradas pelo professor Fabiano Tadeu, popularmente conhecido como “Chokito”, na Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro (FACAL).

Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

Autor do projeto o qual resultou na Semana Municipal de Incentivo às Atividades Físicas e Esportivas, o vereador Roberto Galvão Júnior enfatizou a importância do esporte na transformação da vida das pessoas. Atleta bolsista de uma faculdade do interior pernambucano, ele também lembrou as inúmeras oportunidades que a prática de esportes proporciona. “Desde que me elegi vereador, tive o comprometimento de levantar essa bandeira de fortalecer e desenvolver políticas públicas voltadas para o esporte”, enfatizou Galvão.

Ao justificar o Projeto de Lei apresentado na pauta do Legislativo Municipal, Roberto listou que, além do fator competição, o esporte também atua como importante ferramenta de inclusão social e combate à ociosidade. “O esporte disciplina o cidadão mediante regras. Ele traz benefícios sociais, físicos e emocionais. Portanto, é necessário que, como vereador, possamos desenvolver as políticas públicas. E essa semana visa justamente isso”, pontuou Roberto. Ao lado do secretário, ele fez uma visita técnica à praça para planejar a montagem da estrutura.

O vereador, que já atuou como diretor de Esportes de Limoeiro, ainda sublinhou a importância dos testemunhos de pais sobre o desenvolvimento das crianças por meio das práticas esportivas. “Essa pauta não pode ser limitada apenas aos atletas que praticam as várias modalidades. Por isso, vamos fortalecer e garantir o direito de participação de todos, afinal de contas, a principal meta é a inclusão social”, concluiu.

Foto: Luís Francisco Prates/Prefeitura de Limoeiro