Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

Os atendimentos de castração de cães e gatos realizados pelo Castramóvel nos bairros, loteamentos e comunidades rurais de Limoeiro têm impactado diretamente no controle da população animal e na redução de doenças transmitidas por caninos e felinos. A ação de utilidade pública implantada pela Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria de Saúde, consegue contemplar centenas de animais de pequeno porte em poucos meses. O trabalho não para de render agradecimentos.

Dentro da agenda do Castramóvel para o mês de junho, na última sexta-feira (10), a equipe veterinária esteve no Loteamento Lagoa Azul. Foram quase 30 animais castrados. Entre eles estavam os dois gatos (macho e fêmea) do senhor Severino José da Silva. “É um ótimo trabalho. Eu sempre escuto a secretária de Saúde falar na rádio. Hoje, eu trouxe um gato e uma gata para castrar. Antes, eu havia castrado um (animal) e paguei cem reais. Achei o preço ‘salgado’ e, então, esperei essa ação que acontece de graça”, comentou.

Dona Terezinha Maria também mora no Loteamento Lagoa Azul. Ela aproveitou a visita do Castramóvel para garantir que seus animais fossem castrados gratuitamente pelo mutirão da gestão municipal. “É um serviço muito importante, pois temos os bichinhos e às vezes não podemos pagar (pela castração). E, chegando em minha casa, eu não vou jogar no mato nem quero que eles tenham vários filhotes e eu não possa dar de comer. Foi muito importante essa iniciativa da Prefeitura”, afirmou Terezinha.

Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

De acordo com o veterinário Elias Dias, Limoeiro conta com quase 500 animais atendidos pelo serviço em dois meses de operação. “Normalmente, são entre vinte e trinta animais por localidade, e a população tem atendido ao chamado no sentido de castrar, para que vá controlando a população excedente de animais e, consequentemente, diminuindo as zoonoses”, detalhou Dias. Paralelamente, além da unidade móvel, os procedimentos também são realizados no Centro de Controle de Zoonoses.

Os donos de animais interessados na castração gratuita devem fazer o cadastro junto aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) das áreas onde residem ou na recepção do Centro de Controle de Zoonoses, que fica na Avenida Jerônimo Heráclio, em frente à Biblioteca do Sesi. De acordo com a Secretaria de Saúde, ainda neste mês de junho, o castramóvel passará, no dia 17 de junho, pela UBS Nossa Senhora de Fátima. No dia 24 de junho não haverá ação devido ao feriado de São João.