Foto: Luiz Pereira Neto/Prefeitura de Limoeiro

Cumprindo uma agenda de atendimentos nos bairros de Limoeiro, o Castramóvel esteve no Loteamento Santana na tarde desta sexta-feira (13), para mais uma etapa da castração gratuita de cães e gatos. O objetivo da ação implantada pela Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria de Saúde, é o controle das zoonoses e da população animal na cidade e nas comunidades rurais. A cada ação externa, a equipe veterinária realiza entre 20 e 30 procedimentos.

“O castramóvel nas comunidades é importante para o controle das zoonoses e para os animais não estarem reproduzindo, e os donos ficarem com quatro ou cinco dentro de casa sem condições de alimentar. E nem todos têm condições de levar (o animal) para uma clínica particular e pagar o valor (da castração). Então, a gente faz uma quantidade gratuitamente nas comunidades toda semana para ajudar a população”, explicou a auxiliar de veterinário, Milena Júlia.

Os donos dos bichos interessados no serviço devem procurar a Agente Comunitária de Saúde (ACS) que atua no bairro onde o solicitante reside para realizar o cadastro. De acordo com Milena, os dados são repassados à Agente de Saúde para o cadastramento. Em seguida, as informações chegam ao Centro de Zoonoses para o agendamento. O procedimento pode ocorrer no próprio Centro ou na passagem do Castramóvel pela comunidade.

Foto: Luiz Pereira Neto/Prefeitura de Limoeiro

É recomendado que o gato ou o cachorro seja mantido em jejum nas seis horas que antecedem a castração. Antes dos procedimentos, também são realizados exames para verificar se as fêmeas estão grávidas. Entre os critérios estabelecidos pelo Centro de Zoonoses de Limoeiro para a castração estão: que o animal não tenha raça definida; que tenha entre seis meses e cinco anos de vida; que o peso seja até dezoito quilos; e que o dono receba algum benefício social.

Guilherme Souza mora no Loteamento Santana e aproveitou a passagem do Castramóvel pela comunidade para levar sua cadela de 3 anos, de modo a cumprir o procedimento veterinário. “É importante esse projeto idealizado pela Prefeitura de Limoeiro, principalmente para atender a população de forma geral, porque não é todo consultório particular que oferece castrações na cidade. A gente teria que se deslocar para outras cidades, além dos gastos. Esse projeto foi maravilhoso”, comentou o morador.

A programação do Castramóvel segue nas próximas duas sextas-feiras (20 de maio e 27 de maio), com atendimentos na Comunidade Santa Terezinha e no Bairro da Congal, respectivamente.