Nesta segunda-feira (17), a “Princesa do Capibaribe” vivenciou a inauguração do novo prédio do Fórum de Limoeiro. O evento foi organizado pela Prefeitura Municipal, em parceria com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Criada em 20 de maio de 1833, a centenária Comarca de Limoeiro – Desembargador João Batista Guerra Barreto será sediada em uma imponente estrutura, localizada às margens da PE 90, próxima à entrada da cidade.

A solenidade foi animada pela orquestra da Sociedade Musical 25 de Setembro, entidade genuinamente limoeirense, que entoou clássicos do gênero MPB e os hinos do Brasil e de Limoeiro. Diversas figuras públicas dos poderes Judiciário, Executivo e Legislativo de Limoeiro e do Estado de Pernambuco marcaram presença.

A mesa esteve composta pelas seguintes autoridades: Desembargador Fernando Cerqueira Norberto dos Santos (presidente do TJPE), Desembargador Eurico de Barros Correia Filho (1° vice-presidente do TJPE), Márcia Carvalho (diretora geral do TJPE), Clísthenes Andrade Lima (diretor financeiro do TJPE), Francisco Abreu (secretário de Administração do TJPE), Emanuel Plácido (consultor jurídico), Romildo Leite (diretor da DEA), Luís Eduardo Câmara, Liosvaldo Xavier, Juiz Alfredo Bandeira de Medeiros Junior (diretor do Foro da Comarca de Limoeiro), Ricardo Teobaldo (deputado federal), Orlando Jorge Pereira de Andrade Lima (prefeito de Limoeiro), vereador Juarez Antônio da Cunha (presidente da Câmara Municipal de Limoeiro), Desembargador Clóves Correia (Desembargador do Trabalho), José Humberto Cavalcanti (diretor da Escola Legislativa e ex-deputado estadual), Humberto Pimentel (delegado de Polícia Civil de Limoeiro), Paulo Diego Sales de Brito (promotor de Justiça de Limoeiro), Guilherme Borges (defensor público), Desembargador Évio Marques da Silva, Selma Magda Barreto (ouvidora do MPPE), Juscelino Ferreira (presidente da OAB Subseccional Limoeiro), Juíz Enrico Duarte da Costa Oliveira, Juiz Ailton Gonçalves da Silva, Juiz Evandro Cabral, Juiz Milton Santana, Norma Miranda, Edvaldo Araújo, Coronel Fabiano Cerqueira, Major PM Guibson de Souza (6ª CIPM), jornalista Nadya Alencar, Padre José Ramos da Silva (pároco da Paróquia de São Sebastião) e Bispo Francisco Soares Neto (Igreja dos Santos dos Últimos Dias). A Prefeitura esteve representada pelo prefeito Orlando Jorge, pelo vice-prefeito José Barbosa Neto e pelos secretários da administração pública municipal.

Foto: Luís Francisco Prates/Prefeitura de Limoeiro

Os discursos enalteceram o novo capítulo escrito na Princesa do Capibaribe e ressaltaram a necessidade de o Poder Judiciário estar a serviço da população e trabalhar incansavelmente pela justiça. Na sequência, a cerimônia contou com um momento ecumênico conduzido pelo Bispo Francisco Soares Neto, da Igreja dos Santos dos Últimos Dias, e pelo Padre José Ramos da Silva, pároco da Paróquia de São Sebastião.

Presidente do TJPE recebe título de cidadão limoeirense

Antes da cerimônia no novo Fórum de Limoeiro, o presidente do TJPE, Desembargador Fernando Cerqueira Norberto dos Santos, recebeu o título de cidadão limoeirense na Câmara Municipal de Limoeiro. A honraria foi concedida por meio de projeto – aprovado por unanimidade na casa legislativa – de autoria do vereador Daniel Paulo de Moura.

Natural de Maceió/AL e graduado em Direito pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Fernando Cerqueira é magistrado de carreira do Poder Judiciário de Pernambuco desde o dia 26 de outubro de 1982 e alçou por antiguidade ao TJPE no cargo de desembargador em 5 de julho de 2005. Assumiu a presidência do órgão em 2020 e permanecerá no cargo até este ano.

O desembargador recebeu o título honorário de cidadão da Princesa do Capibaribe pelo seu respeitável currículo, pelos serviços prestados ao Poder Judiciário de Pernambuco e, sobretudo, pelo fato de ter se concretizado sob a sua gestão a mudança do prédio do Fórum de Limoeiro para uma estrutura imponente e recém-inaugurada, localizada às margens da PE 90, próxima à entrada da cidade.

Na solenidade, onde foi enaltecida a harmonia entre os três poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário – que compõem o regime democrático, o Poder Executivo de Limoeiro esteve representado pelo prefeito Orlando Jorge, pelo vice-prefeito José Barbosa Neto e pela equipe de secretários da administração pública municipal. O deputado federal Ricardo Teobaldo também esteve presente.