Na tarde desta quinta-feira (24), na sede do Núcleo de Inclusão Produtiva/Diretoria Executiva da Mulher, a Prefeitura de Limoeiro realizou a cerimônia de formatura do Curso de Corte e Costura. A mesa da solenidade foi composta pelo prefeito Orlando Jorge, pelo vice-prefeito José de Nena Barbosa, pela secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania Flávia Melo, pela diretora executiva da Mulher Maria da Conceição Amorim, pelo vereador Roberto Galvão Júnior, pela segunda-dama Albanise Bezerra e pelo professor Jhonny Cleibsom.

Promovido em parceria com o Ateliê Jhonny Cleibsom no NIP, o curso formou 60 pessoas, grupo majoritariamente composto por mulheres, para o mercado da costura. Tendo como público prioritário as pessoas cadastradas no CRAS 1 – São Sebastião e no CRAS 2 – Frei Estêvão, a iniciativa ofereceu oportunidade de renda a esses cidadãos e cidadãs limoeirenses.

“Para nós, é uma grande alegria ver que o Núcleo de Inclusão Produtiva realmente funciona de forma que favorece principalmente as pessoas que mais precisam. Eu tenho certeza de que essas pessoas vão ter a condição de melhorar suas famílias e de melhorar de vida. Nossa gestão tem o compromisso de cuidar das pessoas e fazer com que elas possam viver melhor”, comemorou o prefeito Orlando Jorge.

De acordo com a secretária municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, Flávia Melo, o Curso de Corte e Costura é útil principalmente para as mulheres, em meio à necessidade de combater as mazelas sociais do machismo e da misoginia. Cada formanda ganhou um Certificados e um Kit de Costura. “Esta ação pode ajudar mulheres a saírem do ciclo da dependência e da violência. É um curso que gera grito de liberdade e fonte de renda às mulheres que sofrem violência física, violência psicológica, violência patrimonial e violência econômica”, destacou.

Emocionado com a conclusão desta etapa, o professor Jhonny Cleibsom revelou que as aulas proporcionaram histórias de superação. “Temos estudantes que começaram do zero e hoje já conseguiram suas máquinas, montaram seus ateliês e já estão ganhando seu dinheiro. Na solenidade de formatura, inclusive, muitas alunas estavam vestindo peças que elas mesmas aprenderam a cortar, costurar e montar”, enalteceu.

Uma das contempladas pelo curso foi Dona Eliane. A dona de casa garante que já está colocando em prática todo o aprendizado adquirido nas aulas, que foram realizadas no NIP. “Meu objetivo é continuar na área e me qualificar. Sou doméstica em meio período e agora, no outro período, sou costureira. Já tenho clientes que me encomendam peças e roupas. Isso era um sonho e se tornou realidade”, pontuou.

Foto: Luiz Pereira Neto/Prefeitura de Limoeiro