Foto: Luiz Pereira Neto/Prefeitura de Limoeiro

Na sequência da agenda do Castramóvel, o veículo esteve na Unidade Básica de Saúde (UBS) José Alves de Amorim, na Rua da Alegria, no Centro de Limoeiro, na tarde desta sexta-feira (22). Através dessa importante iniciativa, a Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria de Saúde, oferece castrações gratuitas de cães e gatos a usuários e usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) em comunidades urbanas e rurais do município.

A castração de caninos e felinos faz parte do programa de controle das zoonoses e da população animal. A estratégia é elaborada e coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde. “A partir do momento que castramos um maior número de cães e gatos, estamos otimizando o controle dessa população animal, evitando a procriação deles e, consequentemente, a proliferação de algumas doenças que são transmitidas por esses animais”, explicou a secretária da pasta, Paloma Sonally.

Para utilizar o serviço, o interessado ou interessada deve realizar um cadastro junto ao Agente Comunitário de Saúde (ACS) de seu território. O Centro de Controle de Zoonoses, que funciona no prédio da Vigilância Ambiental, na Avenida Jerônimo Heráclio, em frente à FACAL, e atende de segunda a sexta, das 8h às 16h, também pode ser acionado.

A circulação do Castramóvel é fruto de uma parceria firmada entre as Prefeituras de Limoeiro e Paudalho. Na próxima sexta-feira (29), o posto de Saúde a ser contemplado pelo serviço é a UBS Santo Antônio, que fica na Rua Frei Estêvão, próxima à Igreja Santo Antônio e à feira livre de Limoeiro.