Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

O verbo cuidar está sempre presente nas ações desenvolvidas pela Prefeitura de Limoeiro. Os planejamentos das secretarias e diretorias municipais buscam rotineiramente garantir o bem-estar da população em todas as faixas etárias. Nos dias 7, 8 e 12 de dezembro, os bebês foram público alvo desse cuidado que a gestão tem proporcionado. Durante esse período, o município vivenciou a Semana do Bebê, por meio de programação integrada entre as Secretarias de Saúde, Desenvolvimento Social e Cidadania e Educação e Esportes.

No período da manhã do primeiro dia do evento, as crianças atendidas pelo Centro Especializado em Reabilitação participaram de um circuito psicomotor e desenvolvimento infantil. Na parte da tarde, os Centros Municipais de Educação Infantil Sagrada Família, Padre Luís Cecchin, Irmã Marta, Mãe Maria Beata e Júlia Guimarães realizaram rodas de conversa com as mães dentro dos eixos temáticos: saúde, educação e assistência social, oportunizando mais conhecimento no acompanhamento do bebê, na criação de memórias afetivas e no fortalecimento de vínculos.

O segundo dia contemplou as gestantes usuárias do Centro Especializado em Reabilitação (CER) e das Unidades Básicas de Saúde (UBS) com rodas de conversa, onde elas puderam trocar experiências e obter dicas e orientações com as multiprofissionais que atuam na atenção básica. Na mesma data, dessa vez nas escolas municipais com educação infantil e nas “creches”, o eixo educação entrou na pauta através de oficinas de brincadeira e reciclagem. E, por fim, nos CRAS 1 e 2, ocorreu o encerramento do Programa Gestar e Cuidar 2022.

Para fechar com chave de ouro, a organização da Semana do Bebê seguiu trabalhando com os eixos matrizes no auditório do Instituto Padre Luís Cecchin (IPLC), desenvolvendo atividade funcional kids, contação de história e diversão com brinquedos infláveis. As iniciativas contaram com ampla participação de mães, gestantes, multiprofissionais e secretários do município, aproximando ainda mais o serviço público da população. Todas as atividades também foram elencadas e farão parte da lista de ações desenvolvidas para a conquista do Selo Unicef.

“A Semana do Bebê é uma estratégia onde a nossa gestão chega mais próximo da população para mostrar o que é a nossa rotina, mostrar todas as políticas públicas desenvolvidas pelas secretarias de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social. Muitas pessoas, por incrível que pareça, não sabem do que cada secretaria dispõe. É uma estratégia muito importante porque também conta pontos para o Selo Unicef. E estamos em busca de reconquistar o Selo Unicef”, destacou a secretária municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, Flávia Melo.

Em conversa com os veículos de comunicação da cidade, a secretária também relatou que, durante a Semana do Bebê, as secretarias reforçaram a obrigatoriedade de as crianças estarem frequentando regularmente as escolas e da manutenção da atualização da caderneta de vacinação. Esses dois itens são, respectivamente, indispensáveis para a formação cidadã e estudantil e, também, para o desenvolvimento saudável dos meninos e meninas. Para que esses objetivos sejam alcançados, os pais foram alertados e orientados durante a programação.

Suporte contínuo às famílias

De acordo com a secretária Flávia Melo, a participação dos pais e das crianças na Semana do Bebê ocorreu por demanda livre. Contudo, a gestão municipal garante rotineiramente, com base nas políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), acompanhamento pré-natal, reuniões, palestras, dinâmicas e oficinas e distribuição do kit enxoval.

“Esperamos que nenhuma mulher deixe de fazer o pré-natal, que nenhuma criança fique fora da Educação Infantil e que nenhuma mãe deixe de ser acompanhada pelo CRAS”, pontuou Flávia.

O prefeito Orlando Jorge participou do encerramento da programação no IPLC e entregou a chave ao “Bebê Prefeito” eleito pelas equipes que coordenaram a Semana do Bebê. O gestor destacou que cuidar dos limoeirenses em todas as fases da vida é compromisso da gestão municipal, e com a primeira infância não é diferente. “Cuidar das crianças é preparar um lindo futuro para a nossa cidade. A primeira infância, que vai de 0 a 6 anos de idade, é parte fundamental dessa missão. Sempre buscamos melhorar os serviços ofertados às famílias limoeirenses e garantir direitos. Assim, formaremos cidadãos na plenitude da palavra”, sublinhou.