Foto: Luís Francisco Prates/Prefeitura de Limoeiro

Cidadania, inclusão e democracia. Essas palavras definem a manhã desta quarta-feira (13) para mais de 60 jovens do município de Limoeiro. Numa parceria entre Prefeitura Municipal, Justiça Eleitoral e Associação Comunitária da Vila Mendes, foi promovida uma ação para colaborar na emissão do título de eleitor. De acordo com o calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o prazo para emissão ou regularização desse documento segue até 4 de maio de 2022. No último dia 8, o TSE lançou a campanha #até4demaio para alertar e estimular os eleitores a estarem aptos a votarem na eleição deste ano.

Na Vila Mendes, os atendimentos foram realizados na Unidade Básica de Saúde (UBS) da comunidade. “Atendendo ao pedido da diretoria da Associação de Moradores, viemos para fazer o cadastro do pessoal que vai tirar a primeira via do título do eleitor. Muita gente tem dificuldade de acesso a equipamento com Internet, ou mesmo dificuldade de preencher as informações que são solicitadas. Aqui, estamos procurando facilitar o direito dessas pessoas”, comentou o secretário municipal de Administração e Tecnologia, Saulo Melo.

Segundo o TSE, o objetivo principal da campanha é estimular e lembrar a juventude sobre a importância de emitir o título de eleitor dentro do prazo estipulado. Mas, como os procedimentos atualmente são virtuais (on-line), até mesmo para agendar um atendimento presencial no cartório eleitoral da cidade, a ação pioneira promovida pela Prefeitura de Limoeiro cumpre o papel de facilitar o acesso daqueles que ainda estão afastados da informatização, não deixando ninguém de fora do maior ato democrático do país: o voto.

Foto: Luiz Pereira Neto/Prefeitura de Limoeiro

De acordo com Saulo Melo, os jovens cadastrados saíram com um número de protocolo para que possam acompanhar o andamento da emissão do título no site do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE): www.tre-pe.jus.br. “Basta acessar o site, informar o código e acompanhar se o título já está pronto”, explicou Melo. “O TRE ainda vai divulgar como será a entrega desse documento e, assim que também tivermos essa informação, vamos repassar à Associação, para que todos tenham o título em mãos”, completou.

Para Tatiana Patrícia, mãe de um adolescente atendido na Vila Mendes, a parceria entre a Prefeitura de Limoeiro e a Associação de Moradores foi muito importante para a cidadania dos jovens. “Os jovens terão a oportunidade de dar a sua opinião e expressar o seu voto. Essa ação de levar para tirar (o título de eleitor) nas comunidades facilita muito”, comemorou a moradora. Ela também ressaltou que a garantia dos direitos dos adolescentes promove uma maior participação deles na comunidade, o que acaba gerando oportunidades em vários setores.

O presidente da Associação Comunitária da Vila Mendes, Edvan Cabral, acompanhou a ação. Diante de um número de participantes considerado positivo, ele enalteceu a integração entre a gestão municipal e o associativismo. “Enquanto associação, só temos a agradecer à Prefeitura de Limoeiro por mais uma ação onde beneficia, principalmente, os nossos jovens. Tivemos na sexta passada, também em parceria com a gestão aqui na Vila Mendes, o projeto Viva Comunidade. Em vez de eles irem até o Fórum (Eleitoral), o Fórum vem até eles. Ficou mais prático”, pontuou.

Quem não chegou a ser atendido neste primeiro momento terá a oportunidade de ser contemplado pelo serviço no Viva Comunidade. De acordo com a gestão municipal, o auxílio para cadastro on-line do 1º Título de Eleitor fará parte dos serviços ofertados pelo projeto enquanto o prazo para emissão ou regularização do documento estiver em vigor.