Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

“Está ficando uma maravilha”. A afirmação do senhor Sebastião João, morador do Sítio Bom Sucesso de Cima, traduz o efetivo trabalho de piçarramento das estradas rurais realizado pela Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos. Nessa segunda-feira (5), as máquinas iniciaram a recuperação das vias que cortam e dão acesso à comunidade onde Sebastião reside. Com as fortes chuvas de maio e junho deste ano, praticamente todas as estradas vicinais do município foram danificadas.

Reconhecendo o empenho da gestão municipal, o morador ficou otimista com a qualidade do serviço. “Está ficando muito bom. Tem que ser até o final assim. O prefeito Orlando Jorge esteve na comunidade, e eu disse para ele que está ficando muito bom e que nunca teve um piçarramento como está tendo agora”, declarou Sebastião. “Tinham muitos buracos, mas agora está ficando, bem dizer, como uma pista. Está ficando boa demais. Desde que começou, tem sido um piçarramento bom demais, está bem nivelado”, completou.

Dona Marinalva também mora no Sítio Bom Sucesso de Cima. Ela conviveu durante alguns dias com dificuldade na locomoção em decorrência de buracos e valas abertos pela força da água. Em determinado momento, motivada pela expectativa da melhoria ser realizada o quanto antes, chegou a reivindicar. Mas ao ver a qualidade do serviço de piçarramento executado pela prefeitura, agora tece elogios. “Hoje, dei uma saidinha de casa e, quando voltei, parecia uma pista. Agora está nota mil. Estou muito satisfeita”, afirmou a moradora.

O atendimento às comunidades segue um cronograma estabelecido pela Secretaria. Apesar da deficiência e da carência encontrada na frota de máquinas pesadas no início da gestão, em janeiro de 2021, foi possível atender diversas demandas com organização e planejamento. Como citado anteriormente, o alto índice de chuvas em Limoeiro, no inverno deste ano, desfez inúmeros serviços executados meses antes e exigiu maiores esforços do poder público municipal na nova etapa de recuperação das estradas.

De acordo com o coordenador de Conservação das Estradas da Zona Rural de Limoeiro, Madson Araújo, com o início do período de estiagem, o trabalho está sendo possível, inclusive, ampliado, tendo em vista o fato de o município ter recebido, na última semana de agosto, uma nova patrol (máquina essencial para a realização de terraplanagem), por meio de convênio firmado com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF), fruto de articulação do prefeito Orlando Jorge junto ao Governo Federal.

Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

“Após o período de chuvas e com a estiagem, vamos conseguir agora realmente fazer a recuperação das estradas. Iniciamos no começo de agosto. Com a nova patrol, estamos chegando a duas comunidades ao mesmo tempo. Com isso, vamos atender a zona rural mais rápido”, detalhou Madson. Ele citou que, dias atrás, uma equipe concluiu o piçarramento dos sítio Lagoa do Couro e Bom Sucesso de Baixo. Enquanto a outra continua atendendo Estrada Velha (Vila Mendes) e Ladeira de Chaparral, seguindo para contemplar os sítios Sapé e Almirante.

Durante fiscalização do trabalho realizado em Bom Sucesso de Cima, Araújo deu a previsão de que, até o fim deste ano, caso não ocorram chuvas ou imprevistos, será possível chegar a todas as comunidades rurais com o serviço de piçarramento. “E assim, realmente, o povo da Zona Rural vai ter uma melhor mobilidade, tanto para se conduzir à rua cidade quanto para o escoamento das produções agrícolas”, pontuou. Tradicionalmente, o comércio de Limoeiro recebe grande números de compradores vindos dos sítios e vilas.

O coordenador ainda fez referência às recentes intervenções realizadas pela Secretaria de Infraestrutura no Sítio Guia, por conta da obra de asfaltamento da via que liga a Sede ao Distrito de Urucuba, popularmente conhecido como Cedro. “Realmente ficou um tapete. Quando começamos os serviços, no mês passado, demos uma prioridade lá, porque, com a chegada do asfalto ao Cedro, precisou fazer um desvio, e esse desvio vai ser feito pela Fazenda Pedra Verde, passando pela comunidade do Guia para conseguir chegar ao Cedro, Pitombeira, Bordão de Velho, Parnazo e Convales”, explicou.

Mais ações para as famílias do campo

Além do reforço da nova patrol, a frota de caçambas a serviço do piçarramento chegou a seis. A Prefeitura de Limoeiro ainda conseguiu mais uma piçarreira para abastecer as demandas. Isso tem possibilitado melhor atendimento da conservação das estradas rurais. Segundo Madson, o piçarro é mais fino e garante um serviço de maior qualidade. “Nesta retomada, a Rua das Flores e o Sítio Lajes, que antecedem Bom Sucesso de Baixo, já foram contempladas. Vamos chegar com mais rapidez e eficácia a todas as comunidades”, garantiu o coordenador.