Hasteamento dos pavilhões na solenidade cívica da Emancipação Política de Limoeiro (Foto: Reprodução/Prefeitura de Limoeiro)

Em Limoeiro, o bicentenário da Independência do Brasil será comemorado com muitas homenagens às mulheres. Este ano, o tema do desfile estudantil será: “Mulheres mudam e movem o mundo”. A temática que será vivenciada dos dias 1 a 7 de setembro foi escolhida após reunião com todos os representantes das instituições de ensino envolvidas. O desfile cívico acontecerá de forma descentralizada e já conta com a participação de mais de 25 instituições.

Como de costume, a Praça da Bandeira será palco do início da Semana da Pátria. Seguindo a tradição, a abertura será vivenciada no primeiro dia do mês de setembro, às 8h, com o hasteamento dos pavilhões municipal, estadual e nacional. Dessa vez, com uma grande novidade: a apresentação musical dos estudantes do projeto “Música na Terra Amada”. O momento também contará com as participações do Tiro de Guerra e das autoridades limoeirenses, juntamente com gestores escolares, coordenadores escolares, equipe técnica e representações estudantis.

Ainda no dia 1º (quinta-feira), às 14h, haverá o desfile cívico no distrito de Vila Urucuba, com a participação da Escola Municipal Cônego Deusdedith, o Tiro de Guerra e convidados. Já na sexta-feira (2), será a vez da comunidade de Vila Mendes, que contará com a participação das Escolas Municipais Maria Quitéria, Luís Sátiro e Castelo Branco, além do Tiro de Guerra. “O desfile será descentralizado com o intuito de facilitar a logística e incentivar o patriotismo nas escolas”, destacou o secretário municipal de Educação e Esportes, Fernando Melo.

A programação inclui, ainda, a participação das escolas Antônia Vieira, Henrique Serafim e João Luís da Silva na próxima segunda-feira (5), na comunidade rural de Pitombeira. A culminância da Semana da Pátria ocorrerá no feriado nacional de 7 de setembro, que este ano será numa quarta-feira. Na ocasião, todas as escolas participarão do desfile cívico na Avenida Severino Pinheiro, no Centro de Limoeiro.