Nesta terça-feira (3), com a realização do I Fórum Comunitário do Selo Unicef no Instituto Padre Luís Cecchin (IPLC), o município de Limoeiro deu um importante passo para recuperar a certificação fornecida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). O evento foi realizado pela Prefeitura Municipal de Limoeiro e pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, em parceria com associações comunitárias, movimentos sociais, entidades culturais, igrejas e a sociedade civil.

“É um momento importante, onde a gente discute todas as políticas públicas voltadas para as crianças e para os adolescentes. O município de Limoeiro abraça a causa e abraça o Unicef pelas políticas que podem ser desenvolvidas. Que a gente possa acolher, educar e formar crianças e adolescentes, para que sejam adultos mais felizes e com mais oportunidades no futuro”, destacou o prefeito Orlando Jorge.

A secretária municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, Flávia Melo, elencou as metas a serem cumpridas pelo município na missão rumo.ao Selo Unicef. “Nós temos que garantir direitos fundamentais, temos que buscar matricular nossas crianças nas escolas, cumprir o calendário vacinal, procurar os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) para cadastro de famílias em estado de vulnerabilidade social, temos que reforçar os laços com conselhos ativos, associações de moradores, NUCA e Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente”, explicou.

De acordo com o secretário municipal de Educação e Esportes, Fernando Melo, o Selo Unicef é um atestado de que o governo municipal utiliza o seu dia-a-dia para fortalecer as políticas públicas voltadas à infância e à juventude. “Enquanto Secretaria de Educação e Esportes, temos buscado parcerias através de convênios com o Instituto Padre Luís Cecchin, a AABB Comunidade, a Sociedade Musical 25 de Setembro, entidades culturais e entidades ambientais, para que possamos apresentar aos estudantes o conhecimento historicamente e cientificamente acumulado e lhes oferecer uma gama de elementos que os transformem em cidadãos e contribuam para um mundo melhor”, sublinhou.

A conselheira tutelar Miriam Lira, popularmente conhecida como “Irmã Miriam”, definiu o evento como maravilhoso. “Sabemos das dificuldades que o nosso município tem enfrentado com a pandemia, mas agora, trazendo o Selo Unicef de volta, e tenho certeza de que vamos conseguir, será uma riqueza para Limoeiro. É um campo enorme de recursos que vão trazer projetos importantes para nossas crianças e nossos adolescentes”, declarou.

O presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Ricardo Rodrigues, garantiu que Limoeiro está empenhado no trabalho de resgatar a certificação. “Durante quatro anos, temos que executar as atividades propostas e, ao final deste ciclo, o município será avaliado. O Selo é uma proposta da Unicef para garantir a política de atendimento às crianças e aos adolescentes nos municípios”, explicou.

Por sua vez, o diretor executivo de Cultura de Limoeiro, Fábio André, sublinhou a participação das entidades culturais na garantia de direitos fundamentais às crianças e aos adolescentes. “Encontramos diversas instituições na nossa cidade que fazem grandes trabalhos, como o Instituto Padre Luís Cecchin, o Espaço Social Palhaço Xililique, a Companhia de Eventos Lionarte e o Centro de Criação Galpão das Artes. Essas instituições representam a sociedade civil e participam ativamente das vidas de crianças e de adolescentes. Todas essas ações agregam às diretrizes do Selo Unicef”, pontuou.