Com o objetivo de apoiar o desenvolvimento do microempreendedorismo individual, a Prefeitura de Limoeiro, em parceria com a Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro (FACAL), lançou o projeto Conexão MEI. A proposta visa oferecer um balcão de consultoria gratuito, reunindo técnicos da Diretoria de Indústria e Comércio e professores da instituição de ensino. O lançamento ocorreu na noite dessa quarta-feira (18), no auditório da FACAL.

De acordo com o diretor de Indústria e Comércio, Diego Feghalli, o Conexão MEI é resultado da junção dos programas Limoeiro Mais Negócios e Gestão de Pequenos Negócios (GESPEN), idealizados pela Prefeitura e pela Faculdade, respectivamente. “Visitamos alguns pequenos negócios e identificamos que havia a necessidade de termos uma proximidade maior entre eles. A gente uniu essas duas esferas, que se encontram através do MEI”, explicou Diego.

Além de apoiar o pequeno empreendedor que acredita e investe no próprio negócio, fortalecendo a economia local e gerando renda, o projeto também propõe aos comerciantes um cronograma de ações e atividades gratuitas que vão além de consultoria técnica com profissionais e professores de Administração e de Contábeis. Cursos, capacitações, seminários, encontros financeiros, feiras e rodadas de negócios também integram o planejamento do Conexão MEI.

Atualmente, em Limoeiro, existem mais de mil microempreendedores formalizados com Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) ativo. “É um trabalho de inclusão que acontece há muito tempo no Brasil, mas que precisamos intensificar em nossa cidade”, disse o diretor. Ele explicou que o MEI formalizado tem a garantia de estar enquadrado como pessoa jurídica sem a necessidade de pagar altos tributos. “Vão apenas pagar a taxa mensal para contribuição da Previdência Social e outros direitos”, garantiu.

Representando o governo no lançamento do projeto, o vice-prefeito José Barbosa Neto (“Zé de Nena”) ressaltou a importância das parcerias. Como empresário do setor têxtil, ele entende que capacitar é palavra de ordem para o crescimento. “O engajamento é importante para ajudar a capacitar cada vez mais os pequenos empresários da cidade. Tivemos os professores explicando esse projeto inovador que vai, com acompanhamento, formalizar e preparar os futuros empreendedores”, pontuou.

Jovem empresário do setor gastronômico, o estudante de Administração da FACAL, Felipe Argolo, tem selado importantes parcerias com o poder público. No evento, juntamente com seus familiares, ele recebeu certificados de reconhecimento pelo empenho para fortalecer o setor e pelos apoios aos projetos idealizados pela Prefeitura de Limoeiro. “Nesses projetos de reforçar essa parte do empreendedorismo e dar esse apoio a população, entramos juntos”, garantiu Argolo.

Hora de Empreender

Limoeiro é o único município do Agreste que possui duas Salas de Empreendedor. Uma funciona na Secretaria de Desenvolvimento Agrícola, Meio Ambiente, Indústria e Comércio, no Bairro Ponto Certo, e a outra na Diretoria de Indústria e Comércio, no Centro da cidade. Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. Nesses ambientes, a Prefeitura de Limoeiro e o Sebrae Pernambuco prestam serviços de consultoria gratuitos.

Com o Projeto Limoeiro Mais Negócios, os empreendedores terão uma consultoria em três etapas: incubadora, implantação e acompanhamento. “Muitas pessoas não tinham condições de ter um contador no primeiro ano de negócio. Hoje, elas terão o serviço gratuito. Temos consultoria contábil, consultoria administrativa e agora, com a FACAL, a gente vai fazer o melhor para a nossa gente. Nos deem bastante trabalho”, ressaltou Feghalli.

Clique neste link e conheça tudo sobre o MEI