Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

Qualificação. Essa palavra tem sido referência no plano de trabalho da Prefeitura de Limoeiro. Desde o início da atual gestão, milhares de limoeirenses tiveram oportunidades de adquirir conhecimento, experiência e certificação através de cursos, oficinas e palestras. Por meio de iniciativas próprias ou parcerias, a administração municipal tem garantido que a população possa iniciar empreendimentos ou melhorar na qualidade dos serviços prestados.

Dessa forma, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrícola, Meio Ambiente, Indústria e Comércio promoveu, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Curso Marketing Digital e Presença. A atividade, que buscou estimular os empreendedores a utilizarem as redes sociais como vitrine e ambiente de vendas, foi realizada na noite da sexta-feira (18), no auditório da Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro (Facal).

“É uma satisfação o Sebrae estar em Limoeiro promovendo essa capacitação. Marketing digital é um assunto cotidiano e, hoje, mais do que nunca, necessário para os pequenos negócios e empresários terem esse conhecimento. Depois da pandemia foi necessário, pois hoje a gente se comunica mais por essas mídias digitais. Esse tema está muito em voga e trouxemos para discutir para que as pessoas tenham acesso a essa temática”, destacou a representante do Sebrae, Kátia Georgina.

De acordo com a palestrante, existe entre o Sebrae e a Prefeitura de Limoeiro uma parceria para a oferta gratuita de capacitações contínuas. “Essa é uma das primeiras capacitações que estamos realizando aqui. É a primeira de muitas que vamos fazer. A gente entende que é um pontapé inicial, mas que vamos dar continuidade a essa e outras temáticas que venham contemplar e dar oportunidade de conhecimento aos empreendedores”, assegurou Kátia.

Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

Na coordenação da palestra, o diretor executivo de Indústria e Comércio de Limoeiro, Diego Feghalli, lembrou que o momento é de retomada para diversos setores da Economia. Com isso, na visão da gestão municipal, a capacitação e a qualificação são necessárias para impulsionar o chamado “novo normal”. “Essas oficinas são de extrema importância, porque, na prática, geram uma capacitação mais efetiva dos microempreendedores que temos na cidade”, enfatizou Diego.

O diretor ainda ressaltou o “boom” do mercado digital. “Sabemos que estamos numa retomada no pós-pandemia, onde muita gente teve que ir para o meio digital para poder trabalhar. Então, nada melhor do que termos uma capacitação dessa ferramenta que é tão importante na apresentação e na divulgação do produto. Em parceria com o Sebrae, oferecemos está oficina, que inclusive contou com a presença das pessoas que vão participar da Semana do Empreendedor da FACAL”, destacou Fegali.

Desde o início da gestão municipal, foram implantados vários cursos e capacitações para moradores da cidade e do campo. Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), mais de 20 cursos foram promovidos. Com o Governo do Estado, mais dois cursos foram conquistados pela Prefeitura de Limoeiro e ofertados gratuitamente, com mais três sendo encaminhados. Recentemente, com o Sebrae, foram formalizadas oficinas e minicursos voltados ao empreendedorismo.

“Com isso, a gestão busca trazer para as pessoas de Limoeiro oportunidades, seja na capacitação profissional, para quem vai trabalhar com outras pessoas ou nos seus próprios negócios, seja na área do empreendedorismo, a exemplo de quem vai formalizar seu negócio e administrar. Portanto, isso é muito importante para a própria cidade e para a região na geração de renda e fortalecimento da economia”, pontuou Diego Feghalli.

Oportunidade de negócios

No período de 28 de novembro a 02 de dezembro, será promovida a Feira do Empreendedor da FACAL 2022, na Praça do Horto Florestal. A iniciativa é uma parceria da Prefeitura de Limoeiro com a Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro (FACAL). Dos 50 expositores confirmados, entre 70% e 80% trabalham no segmento digital, o que mostra a força das redes sociais. Em breve, o município também contará com uma “Vitrine Digital”, que será um site personalizado para expor e gerar oportunidades de vendas para o mundo.