O município de Limoeiro segue fortalecendo parcerias para ampliar o alcance de moradores qualificados profissionalmente para o mercado de trabalho. Na tarde dessa sexta-feira (6), 16 alunos do Curso de Aprimoramento para Garçons foram certificados. Com a aquisição de novos conhecimentos teóricos e práticos, eles estão aptos para inserção nos estabelecimentos comerciais do segmento gastronômico.

O curso aconteceu através de parceria entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional (SETEQ). A solenidade de conclusão e entrega de certificados ocorreu na sede da Diretoria Executiva de Indústria e Comércio de Limoeiro, na Avenida Santo Antônio, local onde foram realizadas as aulas teóricas.

Jael da Silva atua no segmento há cinco anos e aproveitou o curso para melhorar o currículo e ampliar a bagagem de conhecimento. “Gostei muito. Um curso muito bem dirigido pelo professor. Dentro da programação também teve aula de bartender. Foi bem legal. Já fiz outros cursos, mas aqui aprendi muito. Havia coisas que eu não sabia, então aprendi agora na prática e me aperfeiçoei ainda mais”, comemorou o garçom.

Para o formador do curso, Willames Rodrigues, a população precisa estar atenta às oportunidades. “Recebi o convite para voltar a Limoeiro, com muita alegria, para capacitar essas pessoas que merecem. Às vezes, as oportunidades passam despercebidas. Mas incentivados, eles aprenderam muito na área de bartender e garçom. Inclusive, alguns já estão sendo direcionados para alguns restaurantes”, revelou Willames.

Para o gestor de Indústria e Comércio, Diego Feghalli, a capacitação dos profissionais reflete na inserção no mercado de trabalho. Ele ressaltou a importância das parcerias firmadas em um ano e quatro meses de gestão que refletiram na oferta de 25 cursos profissionalizantes. “Estamos certificando mais de trezentas pessoas nesse período. Isso faz parte de uma recuperação total da nossa cidade”, pontuou Diego.

Incentivador da capacitação profissional, o prefeito Orlando Jorge participou da solenidade e reassumiu o compromisso de gerar oportunidades. “A gente agradece a parceria com o Governo de Pernambuco e diz que Limoeiro está nessa linha de raciocínio de preparar a cidade e a juventude para os futuros empreendimentos nessa área de gastronomia e turismo”, disse Orlando.

O gestor municipal também comemorou a contratação de cinco dos 16 alunos por restaurantes da cidade e da região. “Isso é fundamental para que a gente possa capacitar a nossa juventude”, reforçou Orlando Jorge. Ele também ressaltou que, além do curso ofertado em conjunto com a SETEQ, Limoeiro mantém parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).

“Temos feito articulações nesse sentido, de trazer cursos profissionalizantes e capacitação para que a juventude possa aproveitar as oportunidades que estarão acontecendo no município. Temos que pensar positivo, pensar grande. E quem tem a certificação e o treinamento vai ter a expectativa de conquistar o emprego. Com esse pensamento, a gente constrói parcerias independentemente de cores”, pontuou o prefeito.