Foto: Luís Francisco Prates/Prefeitura de Limoeiro

Preparação. Essa é a palavra em destaque no “dicionário” da Secretaria de Educação e Esportes de Limoeiro durante os dias 25 e 30 de agosto, 1°, 13 e 15 de setembro. Nessas datas, das 13h às 17h, no instituto Padre Luís Cecchin (IPLC), serão promovidos “aulões” de Língua Portuguesa e Matemática para os alunos matriculados no nono ano do Ensino Fundamental – Anos Finais da Rede Municipal. Nomeado de “Ponto…Ando”, o projeto visa a preparação para as provas do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE).

“O projeto nasceu no ano de 2021, com o objetivo de apoiar o trabalho docente, reforçando a aprendizagem dos alunos do nono ano nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática para obtenção de melhor resultado nas avaliações externas, que este ano será o SAEPE”, detalhou a coordenadora do Ensino Fundamental – Anos Finais da Rede Municipal, professora Severina Marta, durante a aula inaugural do projeto, com alunos das escolas Otaviano Basílio e Aluísio de Aquino.

De acordo com a coordenadora, este ano, o “Ponto…Ando” está sendo realizado com nova formatação, inclusive, contando com a parceria de professores formadores e regentes. “São professores que vêm realizando um trabalho belíssimo nas escolas, e nada mais justo que compartilhar esse trabalho com alunos de outras escolas”, destacou Marta. Dentro das novidades apresentadas pela coordenação do projeto, a integração dos professores agradou as primeiras turmas.

Ela também explicou que são três grupos de escolas municipais e cinco duplas de professores de Língua Portuguesa e Matemática. Os profissionais farão rodízio, totalizando 15 encontros. A iniciativa contemplará oito unidades de ensino que têm a modalidade de Anos Finais: Otaviano Basílio, Aluísio de Aquino, Manoel Marques, Castelo Branco, Cônego Deusdedith, Henrique Serafim, Presidente Tancredo Neves e João Heráclio Duarte. O trabalho resultará na preparação de 322 alunos. No mês de outubro de 2021, ocorreu a primeira edição do projeto, quando 300 estudantes participaram da preparação.

Foto: Luís Francisco Prates/Prefeitura de Limoeiro

Confira abaixo o cronograma dos encontros e os professores participantes:

• 25/08 (quinta-feira) – Professores Carlos Henrique e Almir – Escola Otaviano Basílio e Escola Aluísio de Aquino;
  • 30/08 (terça-feira) – Professores Raimundo e Kassia – Escola Manoel Marques e Escola Castelo Branco
  • 01/09 (quinta-feira) – Professores David e Carlos Wilson – Escola Otaviano Basílio e Escola Aluísio de Aquino;
  • 13/09 (terça-feira) – Professores Allan Jones e Geovânia – Escola Cônego Deusdedith, Escola Henrique Serafim, Escola Presidente Tancredo Neves e Escola João Heráclio Duarte;
  • 15/09 (quinta-feira) – Professores Reginaldo e Alana – Escola Manoel Marques e Escola Castelo Branco.