Foto: Luís Francisco Prates/Prefeitura de Limoeiro

Obedecendo ao Decreto 53.017, publicado no Diário Oficial do Estado de Pernambuco em 17 de junho de 2022, a Prefeitura de Limoeiro iniciou, na manhã desta quinta-feira (18), a distribuição do Auxílio Pernambuco, popularmente chamado de “auxílio emergencial das chuvas”, e dos donativos a famílias limoeirenses impactadas pelas fortes chuvas dos meses de maio e junho. Neste primeiro momento, a gestão municipal atendeu 32 famílias do Loteamento Santana, uma das comunidades mais afetadas pelos temporais.

Ao todo, 124 residências de Limoeiro foram cadastradas para terem direito ao auxílio. O cadastro para recebimento dos donativos foi realizado pela Prefeitura de Limoeiro junto às famílias, por meio de parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania e a Defesa Civil Municipal. As informações foram enviadas à Defesa Civil do Estado – Codecipe e ao Ministério da Cidadania. Além de colchões, lençóis, cestas básicas e kits de higiene e de limpeza, cada residência recebeu um depósito no valor de R$ 1.500,00. Todas as famílias cadastradas para receber o auxílio emergencial pós-período chuvoso serão atendidas.

“Foi feito um cruzamento de dados com a Defesa Civil, com a Secretaria de Desenvolvimento Social e com a Caixa Econômica Federal, de modo a evitar cadastros de duas ou três pessoas da mesma família, pois os recursos são destinados a uma pessoa por família. O Governo do Estado enviou um montante em dinheiro baseado na porcentagem de famílias cadastradas no Cadastro Único. Eles calculam 30% sobre essa quantidade. Essa foi a base para o envio dos recursos”, explicou a secretária municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, Flávia Melo.

Em pronunciamento à imprensa local, o prefeito Orlando Jorge revelou que mais de 70% dos recursos enviados pelo Estado serão devolvidos. “Quando fizemos o diagnóstico, entendíamos que precisávamos atender as famílias que tiveram perdas e, também, fazer a recuperação das estradas da Zona Rural, das passagens molhadas e dos pontilhões. Porém, os recursos são destinados apenas às famílias”, justificou.

“Temos transparência no que concerne aos recursos que foram destinados pelo Governo de Pernambuco. Nós apresentamos um relatório ao governador Paulo Câmara sobre as nossas dificuldades com relação às enchentes de maio e junho, tanto no âmbito da Assistência Social quanto na parte de Infraestrutura. Recebemos recursos na ordem de R$ 1,9 milhão. No entanto, eles não são destinados a melhorias de Infraestrutura, e sim às famílias que foram atingidas pelas enchentes. Então, logo que concluirmos a entrega do auxílio e dos donativos às 124 famílias que cumpriram aos requisitos da Lei Estadual, nós estaremos devolvendo o restante dos recursos ao Governo de Pernambuco, algo em torno de R$ 1,7 milhão”, concluiu o gestor municipal.

De acordo com a Defesa Civil Municipal, outras comunidades de Limoeiro serão atendidas. “Além do Loteamento Santana, temos famílias cadastradas na Vila Urucuba, no Redentor, na Serra da Maúna e no Loteamento Santo Antônio”, ressaltou a gestora Rafaella Revorêdo.

Limoeiro decretou situação de emergência devido às fortes chuvas de maio e junho no dia 29 de maio, conforme o Decreto 072/2022. A situação de emergência foi reconhecida pelo Governo Federal em 8 de junho, por meio da Portaria 1.875, do Ministério do Desenvolvimento Regional e da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, publicada no Diário Oficial da União (DOU) de 10 de junho.