Cumprindo o Plano de Governo, a Prefeitura de Limoeiro segue ampliando a lista de serviços ofertados à população. O mais recente foi no setor de exames e especialidades. A Secretaria Municipal de Saúde iniciou a realização de exames de ultrassonografia (exames de imagem) nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) instaladas na zona rural. O objetivo é evitar que os pacientes se desloquem para fazer o procedimento na cidade. Nesta terça-feira (6), as unidades da Vila Mendes e de Gameleira foram as primeiras contempladas com o serviço gratuito.

Médica radiologista responsável pelos exames de imagem, Dra. Claudionora Arruda reforçou que o serviço garante mais comodidade aos pacientes e citou as especialidades que estão chegando pela primeira vez aos postos do campo: “Estarei realizando exames de ultrassom de abdômen total, de próstata, de mama, tanto de adultos quanto de idosos e de crianças em geral. A ideia é atender a comunidade no seu próprio local. O paciente vai deixar de ir à cidade, pegar um carro cedo e se expor na viagem, pois terá o exame na própria unidade”.

De acordo com a secretária de Saúde, Paloma Sonally, a oferta desses serviços nas comunidades rurais, onde os resultados são divulgados minutos depois, atende à proposta da gestão municipal de descentralizar os exames de imagens, que estão entre os mais solicitados pelos médicos do Programa Saúde da Família (PSF). “O profissional vai observar a anatomia e os tecidos dos órgãos em imagem em tempo real e cujo resultado sai na hora, podendo dar um diagnóstico mais preciso aos usuários do SUS”, explicou Sonally.

A secretária de Saúde também citou a humanização que está sendo praticada com a realização desse serviço nas cinco UBS espalhadas pela Zona Rural de Limoeiro: Vila Mendes, Gameleira, Ribeiro do Mel, Sítio Convales e Vila Urucuba. “Existe toda essa questão da problemática com relação ao transporte e ao custo que os usuários têm para se deslocarem até a cidade e estar realizando esses exames. Agora, eles terão esses exames disponíveis na própria unidade de saúde deles”, destacou a secretária.

Ela ainda listou que exames de imagem para tireoide e obstetrícia também serão ofertados – somando-se aos pontuados anteriormente pela médica radiologista. “Iniciamos na Vila Mendes e em Gameleira, mas teremos outros cronogramas para as demais unidades básicas de saúde da Zona Rural. É uma parceria extremamente importante, ofertando um SUS igualitário e com qualidade para que as pessoas possam ter o diagnóstico na própria unidade de saúde”, pontuou Paloma, reforçando que os atendimentos de rotina nas unidades da cidade seguem normalmente.

Satisfação pelo atendimento

Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

Moradora de Gameleira, Dona Lucivânia foi uma das primeiras a utilizar o exame de ultrassonografia em sua comunidade. “Esse projeto é uma maravilha, pois vai beneficiar toda a Zona Rural, evitando se locomover daqui da comunidade até a cidade para enfrentar longas esperas para poder fazer os exames. Foi muito bom descentralizar esses exames para estar fazendo aqui na UBS”, comentou a moradora. Ela ainda contou que, se fosse fazer o exame no setor particular, pagaria entre R$ 250 e R$ 300.

A gestante Maria Natália reside na Vila Mendes e aproveitou para realizar pela primeira vez a sua ultrassonografia na UBS que lhe atende. “O atendimento aqui na Vila Mendes é muito bom e as meninas atendem muito bem as gestantes. É muito legal ter o atendimento aqui e não precisar ir para o centro da cidade, porque já economiza mais, além de ter ótimo atendimento”, declarou. A solicitação do exame é feita pelo médico lotado na UBS do território domiciliar do paciente.