O dia 18 de fevereiro de 2022 foi uma data histórica para a Princesa do Capibaribe. Por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura de Limoeiro realizou dois grandiosos eventos na Policlínica Inacinha Duarte, na tarde desta sexta-feira.

Em parceria com o Colégio Brasileiro de Medicina e Saúde (CBMS), a gestão municipal promoveu a 3ª Ação Social e Mutirão de Cirurgias contra Câncer de Pele e outras Doenças Dermatológicas. Os atendimentos ao público foram agendados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município durante este mês. De acordo com a Prefeitura, 180 consultas foram realizadas. “A partir de fevereiro, março e abril, faremos os procedimentos cirúrgicos, também em parceria com o CBMS”, completa o prefeito Orlando Jorge, que abriu a cerimônia de abertura do evento juntamente com o vice-prefeito José Barbosa Neto, a secretária de Saúde Paloma Sonally, o deputado federal Ricardo Teobaldo, o deputado estadual Gustavo Gouveia e o presidente da Câmara Municipal de Limoeiro, vereador Juarez Antônio.

A secretária da pasta recorda que as outras edições da ação foram promovidas em Limoeiro nos anos de 2013 e 2015. “É com grande alegria e satisfação que estamos retomando esse projeto de extrema importância para o diagnóstico precoce de câncer de pele”, comemora Paloma Sonally.

O coordenador educacional do Colégio Brasileiro de Medicina e Saúde (CBMS), Thiago Gondim, exaltou a parceria entre a instituição e o município de Limoeiro. “Fazemos essa ação social há mais de 10 anos e temos o prazer de ter Limoeiro como uma cidade parceira. Queremos agradecer ao município por nos oportunizar esses momentos de ajudar as pessoas. Vimos um grande número de pessoas entusiasmadas e dispostas a ajudar, e isso nos impulsiona a trabalhar ainda mais pela população”, comenta o dermatologista.

Uma das moradoras atendidas pelo mutirão organizado pela PML e pelo CBMS foi a aposentada Maria de Lourdes. “Como é importante essa campanha, porque hoje eu sei que não estou com o problema que outros médicos disseram. Graças a Deus, eu descobri o problema no meu ouvido, que há mais de oito anos não descobria”, relata a limoeirense.

Novos veículos para a Secretaria de Saúde de Limoeiro

Também nesta sexta, foram entregues à Terra Amada um ônibus 0 km com banheiro para o Tratamento Fora de Domicílio (TFD) e três ambulâncias 0 km. “São grandes conquistas para o nosso município. As ambulâncias irão ajudar nossas comunidades. Já tínhamos uma na Vila Urucuba, uma na Vila Mendes, uma em Gameleira e uma em Ribeiro do Mel. E o ônibus para o TFD está equipado com banheiro e ar condicionado, trazendo mais conforto e mais segurança para as pessoas. Esses novos veículos são frutos da articulação política do nosso município junto ao deputado federal Ricardo Teobaldo, filho da nossa terra, e ao deputado estadual Gustavo Gouveia”, sublinha o prefeito Orlando Jorge.

Os veículos irão otimizar os trabalhos da Secretaria de Saúde à população limoeirense, afirma o vice-prefeito José Barbosa Neto. “Com o ônibus e as três ambulâncias, vamos melhorar os serviços prestados à parcela da nossa população que precisa se deslocar à nossa capital”, pontua.