Segurança, humanização e educação no trânsito. Com a proximidade da volta às aulas presenciais nas escolas do município, a Prefeitura de Limoeiro está investindo na capacitação dos condutores de transporte escolar. Realizado na Escola Técnica Estadual José Humberto de Moura Cavalcanti (ETE Limoeiro) de forma gratuita para mais de 60 motoristas, o curso se iniciou na última sexta-feira (14) e será concluído no domingo (16). Com duração de 50 horas-aula, a capacitação é válida em todo o território nacional. Devido à pandemia da Covid-19, o uso de máscara foi obrigatório para todos os participantes.

A ministrante do curso é a educadora de trânsito Alexsandra Rodrigues de Pontes, que também tem Especialização em Transporte Escolar. O comportamento ao volante, as regras de conduta, a manutenção e documentação do veículo, os relacionamentos entre contadores e passageiros, e informações sobre infrações de trânsito estão entre os assuntos abordados. “O curso é fundamental para o dia-a-dia dos condutores. Estamos explicando, por exemplo, que o motorista deve priorizar a sua condição emocional, de modo que ele não descarregue suas emoções no veículo e suas atitudes não gerem mau comportamento nem um acidente que prejudique os estudantes”, explica.

O público-alvo são motoristas habilitados nas categorias D e E, complementa Alexsandra. A presença é registrada por meio de biometria, conferindo selo de autenticidade pelo Detran e pelo Denatran à capacitação. “O curso é registrado no sistema do Detran, é reconhecido pelo Denatran e vale durante cinco anos em todo o território nacional. Estou muito satisfeita com a participação e a adesão dos condutores. Espero que todo o aprendizado da sala de aula seja praticado lá fora. Também devo dizer que aprendo bastante com as situações que eles vivenciam no dia-a-dia e me relatam durante as aulas”, pontua a educadora.

Um dos condutores contemplados pela iniciativa da gestão municipal, Agilson Ferreira se mostra bastante animado com o curso. “A professora é excelente, o ambiente é muito agradável, e muitas dúvidas estão sendo tiradas. Para mim, está sendo tudo perfeito. Meus colegas também estão gostando. Só tenho a agradecer à Prefeitura de Limoeiro”, comenta.

O prefeito Orlando Jorge está prestigiando as aulas na ETE Limoeiro e aproveita a ocasião para deixar uma mensagem a todos os participantes. “Nossa gestão implementa esta ação pensando tanto na qualificação profissional dos condutores quanto na segurança das nossas crianças e dos nossos jovens. O conhecimento sempre é importante. Então, espero que todos desfrutem deste momento e apliquem o aprendizado em suas rotinas”, declara.